youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

“Atacar o FCDF é atacar a democracia”, diz presidente da Câmara Legislativa

By  |  0 Comments

Wellington Luiz argumentou que o Fundo Constitucional é uma forma de proteger o cidadão, uma vez que é utilizado para custear as forças de segurança

“Atacar o FCDF é atacar a democracia”, diz presidente da Câmara Legislativa – (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB), esteve presente no CB.Debate, cujo tema é Entre os eixos do DF: O Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), e defendeu a manutenção da verba. O parlamentar destacou a importância do fundo para a estabilidade da segurança pública no DF.

“O FCDF não é fomento, é custeio. Custear a segurança é custear a qualidade de vida da população”, argumentou Wellington. “Se formos observar os presos do 8 de janeiro, a minoria é do DF, a maioria é de outros estados. O Fundo Constitucional é uma forma de proteger não só os cidadãos de Brasília, mas todas as pessoas que vêm de fora”, completou.

O presidente da CLDF também ressaltou a importância de reunir autoridades para debater o tema. “Quero parabenizar o Correio Braziliense. Isso aqui é Brasília dando as mãos. Defender o fundo é um compromisso daqueles que gostam não só de Brasília, mas também do Brasil”, destacou. “Atacar o Fundo Constitucional é atacar a democracia”, acrescentou.

FCDF


O Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) é um recurso da União repassado anualmente para o DF, com o objetivo de custear a saúde, segurança pública e a educação na capital do país. Em vigor desde 2002, a verba é calculada de acordo com a Receita Corrente da União (RCL).


O Projeto de Lei 4614/2024, que tramita na Câmara dos Deputados, propõe a mudança na forma de cálculo do FCDF. A proposta do projeto, de autoria do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), é que o FCDF passe a ser calculado com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o que causaria perdas de, pelo menos, R$ 800 milhões somente em 2025.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Chapa Zonal Ceilandia. Lula no Planalto e PT no Buriti.

    Chapa Zonal Ceilandia. Lula no Planalto e PT no Buriti.

    Depois desses grupos do PT ser abandonada do PT de Ceilândia. Esses mesmo grupos reuniram e criaram sua chapa.01- T,B,R02- RS/ Resistência Socialista.03- D.S/Democracia Socialista.O4- Independentes Avulsos.O5-Milte Movimento unificado por Terras e Moradias.O6- Movimento PT.“Todos os grupos representados minimamenteO PT precisa deum ou uma presidente que defenda o PT.Temos até o dia 2/4 para se…


  • Caderneta de Saúde da Criança ganha versão digital; saiba como acessar

    Caderneta de Saúde da Criança ganha versão digital; saiba como acessar

    O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (10), a Caderneta Digital de Saúde da Criança, integrada ao aplicativo Meu SUS Digital. A plataforma permite o acompanhamento do bem-estar e do desenvolvimento por meio de duas áreas de atenção: registros de saúde e cuidados da família. As mães, pais e responsáveis por essas crianças continuarão a ter acesso à caderneta na versão…


  • Governo confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações

    Governo confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações

    O líder do União Brasil na Câmara, deputado Pedro Lucas (União Brasil-MA), foi confirmado pelo governo como novo ministro das Comunicações, nesta quinta-feira (10/4). O anúncio foi feito pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, depois de uma reunião com Lula (PT) no Palácio da Alvorada. O nome do parlamentar já circulava como substituto de Juscelino…


Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *