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GDF alerta: Cras não envia servidores às residências para agendar a entrega de cestas básicas
Você sabia que o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) adota protocolos de segurança para evitar golpes na distribuição de cestas de alimentos? É fundamental que a população esteja atenta, pois a entrega dos mantimentos ocorre somente após um atendimento socioassistencial agendado em uma das unidades do Cras. Caso não tenha passado por esse atendimento, o Cras não entrará em contato de forma ativa para oferecer o serviço.
Além disso, as entregas das cestas básicas são previamente agendadas. Para garantir a segurança e organizar a logística, há dois anos as empresas terceirizadas Direta Fácil e Dala Transportes – responsáveis pela distribuição das cestas em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) – entram em contato com os beneficiários por ligação telefônica ou mensagem de WhatsApp para marcar a entrega no endereço informado durante o atendimento socioassistencial.
“As entregas das cestas de alimentos são realizadas em dia e horário marcados. O agendamento evita fraudes, garantindo que a cesta seja entregue diretamente ao beneficiário. Além de oferecer mais segurança, pois a cesta só pode ser retirada pelo titular ou por uma pessoa autorizada por requerimento, esse novo sistema também gerou economia aos cofres públicos”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
Medidas de segurança
Fique atento a possíveis golpes: nenhum servidor do Cras ou funcionário do Governo do Distrito Federal (GDF) comparece às residências para agendar a entrega das cestas básicas. Os funcionários das empresas terceirizadas responsáveis pela entrega trabalham uniformizados e utilizam veículos identificados com a marca das empresas. Além disso, o serviço é totalmente gratuito, e não há registro fotográfico dos beneficiários para identificação.
“A assistência social é um direito garantido pela Constituição, e todos os serviços oferecidos pela Sedes são gratuitos. A secretaria não solicita dados dos usuários sem motivo e não cobra por nenhum atendimento. Infelizmente, pessoas de má-fé se aproveitam da vulnerabilidade das famílias para aplicar golpes. Por isso, a Sedes tem reforçado a fiscalização com novas tecnologias, monitoramento da concessão de benefícios e mais segurança na oferta dos serviços. A adoção desse sistema de agendamento prévio das entregas das cestas básicas tem mostrado bons resultados, mas o cidadão também precisa estar atento. Em caso de dúvidas, os beneficiários podem entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 162 para obter mais informações”, alerta Ana Paula Marra.
Cesta de alimentos
A cesta básica de alimentos é concedida às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional que não se enquadram nos critérios do programa Cartão Prato Cheio ou estão na lista de espera para serem contempladas.
Para solicitar o benefício, é necessário passar por um atendimento socioassistencial. O usuário deve agendar um atendimento em uma das unidades da Sedes para formalizar o pedido do auxílio. O agendamento pode ser feito pela Central de Atendimento 156 ou pelo site da Sedes-DF.
A pasta reforça que em todo o processo de solicitação e concessão da cesta básica não há visita domiciliar para confirmar o agendamento. O atendimento ocorre apenas de forma remota, e o único contato presencial com o usuário acontece nas unidades do Cras e no momento da entrega da cesta básica.
Com informações da Sedes-DF
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