Professora de Ceilândia e mais 125 servidores públicos serão homenageados com a Medalha do Mérito Buriti
Cerca de 126 servidores públicos do Governo do Distrito Federal (GDF) serão homenageados com a Medalha do Mérito Buriti. A homenagem, que acontece amanhã (21), a partir das 18h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, é aberta ao público e contará com a presença da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. De acordo com o governo, os homenageados são funcionários de órgãos públicos que de alguma forma exerceram trabalhos ou tiveram iniciativas que contribuíram com a administração pública ou para a sociedade.
Como exemplo desse perfil, o GDF apresenta a história da professor do Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilânbdia, Gina Vieira Ponte, que desenvolve na escola o projeto “Mulher Inspiradora”, cujo objetivo é propor pesquisas, em sala de aula, sobre mulheres que fizeram importantes contribuições à humanidade na defesa dos direitos humanos, além de registrar histórias de mulheres da comunidade de Ceilândia.
Título
Criada na década de 1970, a Medalha do Mérito Buriti é tradicional no DF. Conforme o decreto lhe assegura a legalidade, o título se destina a reconhecer servidores públicos que de alguma forma desempenharam papéis relevantes na sociedade “em decorrência de suas funções e que visem proporcionar aumento de produtividade, melhor racionalização ou economia dos gastos públicos”.
O título, segundo o GDF, não era oferecido desde 2010. Além dessa iniciativa da atual gestão, outras também estão em fase de desenvolvimento para assegurar a qualidade de vida dos servidores públicos. Entre elas estão ampliação de sete para 30 dias da licença-paternidade; os cursos e as palestras oferecidos pela Escola de Governo, com mais de 31 mil servidores atendidos desde 2015; a adoção do nome social em todo o governo; o programa de preparação para a aposentadoria, instituído pelo Decreto nº 37.944, de 5 de janeiro de 2017.