Anúncio ocorreu após os ataques coordenados a várias penitenciárias francesas
A França vai construir uma prisão de segurança máxima na Guiana Francesa, que abrange parte da floresta amazônica, para receber traficantes e extremistas.
O ministro da Justiça do país, Gérald Darmanin, disse ao jornal Le Journal du Dimanche que a prisão tem o objetivo de colocar “os traficantes de drogas mais perigosos fora de ação”.
A instalação, que custará 400 milhões de euros (R$ 2,5 bilhões), poderá ser inaugurada em 2028 e será construída em um local isolado na região noroeste de Saint-Laurent-du-Maroni.
A prisão terá capacidade para 500 pessoas e contará com uma seção de alta segurança para cerca de 60 traficantes e uma ala para quinze presos por extremismo.
O ministro Darmanin afirmou que a nova prisão será regida por um “regime carcerário extremamente rigoroso”.
O anúncio da construção da prisão ocorreu após os ataques coordenados a várias penitenciárias francesas, com veículos queimados e tiros de fuzis kalashnikov, na sexta-feira (16/5).
O presidente Emmanuel Macron prometeu que aqueles que “tentarem intimidar” agentes penitenciários e “atacarem presídios franceses com violência inaceitável” serão “localizados, processados e punidos”.
A promotoria nacional antiterrorismo abriu uma investigação para tentar identificar os autores desses ataques, que começaram no domingo em prisões como a de Toulon, no sul da França.
Com informações da AFP*
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Fenaj: violência contra jornalistas cai, mas tem patamar preocupante
- Capacitismo no dia a dia: atitudes comuns que impedem a inclusão de pessoas com deficiência
- PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais
- Lula anuncia crédito para reformas e acesso a médicos especialistas
- STF retoma julgamento da trama golpista
Deixe um comentário