Em meio à repercussão do caso de gripe aviária registrado em uma granja comercial no Rio Grande do Sul — o que levou a suspensão das vendas de produtos avícolas brasileiros para diversos países —, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (19/5) que o consumo de carne de frango e ovos no Brasil segue seguro.
“Consumir o alimento não traz risco, portanto é importante ter a tranquilidade”, declarou o ministro durante coletiva de imprensa realizada na sede do Ministério da Agricultura, em Brasília.
Até o momento, nove parceiros comerciais suspenderam temporariamente as importações de frango brasileiro, entre eles China, União Europeia, Canadá e África do Sul, por decisão do próprio Brasil de interromper a certificação. Outros cinco países — Chile, Argentina, Uruguai, México e Coreia do Sul — comunicaram oficialmente a suspensão das importações.
Durante a coletiva, que contou com a presença de integrantes da cúpula do ministério, como o secretário-executivo adjunto, Cleber Soares, e o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, Fávaro reforçou a importância da transparência no monitoramento da gripe aviária. “Passo a passo vamos estar informando dia a dia todos os casos, todas as investigações[…] isso que dá credibilidade ao sistema brasileiro”, afirmou.
Atualmente, há dois casos confirmados da doença: um em uma granja comercial em Montenegro (RS) e outro em um zoológico em Sapucaia do Sul (RS), onde cisnes foram infectados.
Dos seis casos inicialmente apontados como suspeitos, três já foram descartados: um em Nova Brasilândia (MT), outro em Gracho Cardoso (SE) e um em uma granja vizinha ao foco inicial, também localizada em Montenegro (RS). Permanece a investigação sobre os focos em Aguiarnópolis (TO), Ipumirim (SC) e Salitre (CE), com previsão de divulgação dos resultados ainda nesta terça-feira (20).
Apesar do impacto nas exportações, o ministro vê uma oportunidade estratégica para o Brasil. “Na medida que a gente conseguir mostrar que o sistema brasileiro é robusto, é possível que os países parceiros possam aderir o protocolo regionalizado.”, explicou Fávaro. Ele citou como exemplo positivo os acordos em construção com China e Arábia Saudita, e os protocolos já firmados com Japão e Reino Unido.
Com relação ao risco de contaminação humana, o ministro disse existe um protocolo específico. “O maior risco de contaminação ao ser humano é de quem manuseia. Os colaboradores da granja do foco estão isolados em processo de monitoramento. Não temos reportes de outros casos”, disse. Ele destacou que a transmissão por ingestão é improvável: “Ninguém vai consumir carne de frango crua, nem ovos crus porque tem outros riscos, salmonella etc. (Portanto), é muito seguro continuar consumindo.”
Sobre as ações de contenção, Fávaro detalhou que, se após 28 dias da confirmação do foco não houver novos casos, o Brasil poderá se autodeclarar livre da gripe aviária. “Se não teve nenhum outro caso, nós podemos nos autodeclarar livres da dependência. Começa um reconhecimento”, afirmou.
Por ora, segundo o ministro, ainda não há necessidade de reforço orçamentário para lidar com a emergência. O país, que exporta para cerca de 160 nações, continua a dialogar com parceiros comerciais para evitar o alastramento da suspensão das exportações. Até o momento, 11 países se manifestaram oficialmente sobre o tema.
Fávaro concluiu destacando o compromisso do governo com a segurança alimentar e a solidez do sistema de vigilância sanitária. “Estamos fazendo isso desde 2023, com muita seriedade, com muita transparência.”
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Inscrições para a seleção estudantil da UnDF são prorrogadas até 25 de maio
As inscrições para o processo seletivo estudantil 2025 da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) foram prorrogadas até o dia 25 deste mês. Interessados em ingressar na universidade pública distrital devem fazer a inscrição exclusivamente pela internet. O novo cronograma da seleção está disponível no site da universidade. O edital do processo seletivo estudantil…
Museu de Arte de Brasília promove oficina de geometria para estudantes de Ceilândia
Nesta segunda-feira (19), o MAB Educativo, projeto do Museu de Arte de Brasília, recebeu 60 estudantes do 9º ano do Centro de Ensino Fundamental 14 de Ceilândia, para uma oficina de geometria inspirada nas obras de Athos Bulcão. O projeto, apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa…
Ministro garante segurança no consumo de frango e ovos no Brasil
Em meio à repercussão do caso de gripe aviária registrado em uma granja comercial no Rio Grande do Sul — o que levou a suspensão das vendas de produtos avícolas brasileiros para diversos países —, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (19/5) que o consumo de carne de frango e ovos no Brasil…
Deixe um comentário