youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Alexandre de Moraes conduzirá pessoalmente novo depoimento de Mauro Cid

By  |  0 Comments

Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro deverá esclarecer contradições entre seu acordo de delação premiada e descobertas da PF sobre a trama golpista

Mauro Cid (à esq.) e Alexandre de Moraes
Mauro Cid (à esq.) e Alexandre de Moraes (Foto: Reprodução | ABR)

 O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), assumirá a condução do depoimento do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), marcado para a tarde de quinta-feira (21), informa Teo Cury, da CNN Brasil. A audiência, prevista para as 14h, ocorre no contexto de uma investigação sobre uma suposta trama golpista, cujos desdobramentos levaram à prisão de cinco suspeitos nesta terça-feira (19).  

Cid foi convocado a prestar esclarecimentos devido a contradições entre seu acordo de delação premiada, firmado em setembro de 2023, e informações levantadas pela Polícia Federal (PF). A corporação encaminhou um relatório ao STF detalhando omissões e inconsistências nos depoimentos recentes do militar, que podem comprometer a validade de sua colaboração com a Justiça.  

Em um depoimento de quase três horas à PF na terça-feira, Mauro Cid negou qualquer envolvimento ou conhecimento sobre planos que incluíam a tentativa de um golpe de Estado e o assassinato do presidente Lula (PT), do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e do próprio ministro Alexandre de Moraes. Investigadores, no entanto, apontam indícios de que o militar teria ocultado informações cruciais.  

Conexão com a trama golpista – O militar, que já havia sido preso em março de 2023 por envolvimento em outros crimes investigados pela Justiça, ganhou liberdade condicional após fechar o acordo de delação premiada. No entanto, os avanços da investigação colocam sob suspeita sua narrativa, especialmente após ele ter mencionado que Jair Bolsonaro teria sondado comandantes das Forças Armadas sobre a viabilidade de um golpe de Estado. A suposta reunião teria ocorrido no Palácio da Alvorada logo após a derrota do ex-presidente nas eleições de 2022.  

A PF acredita que o plano golpista também poderia envolver ataques contra integrantes do Judiciário e membros do governo eleito, incluindo a tentativa de assassinato de figuras centrais da administração. A prisão dos cinco suspeitos nesta semana reforça o avanço das apurações e amplia a pressão sobre Mauro Cid.  

Ameaça ao acordo de delação – Caso fique comprovado que o tenente-coronel mentiu ou omitiu informações em seus depoimentos, o acordo de delação premiada firmado com a Justiça pode ser anulado. Isso exporia o militar a penalidades mais severas e colocaria em risco sua estratégia de colaboração com as autoridades.  

Fontes ligadas ao caso afirmam que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a defesa de Mauro Cid foram notificadas da audiência desta quinta-feira, considerada decisiva para esclarecer pontos obscuros nas investigações.

 Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Governo adia divulgação de resultados do CNU, o “Enem dos Concursos”

    Governo adia divulgação de resultados do CNU, o “Enem dos Concursos”

    Resultados finais do Concurso Nacional Unificado (CNU) sairiam nesta quinta-feira (21/11). Nova data ainda não foi anunciada O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou, na tarde desta quarta-feira (20/11), que a divulgação dos resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), inicialmente prevista em edital para esta quinta (21/11), não irá acontecer. Em…


  • Vigilante reclama de empresas que “sujam o nome da prestação de serviços no DF”

    Vigilante reclama de empresas que “sujam o nome da prestação de serviços no DF”

    Na sessão da Câmara Legislativa desta tarde (19), o deputado Chico Vigilante (PT) abordou a situação de empresas prestadoras de serviços para o governo distrital. Ele dirigiu críticas, de forma nominal, a três empresas das áreas de vigilância e limpeza: Ipanema, Aval e Visan.  “Sujam o nome da prestação de serviços no Distrito Federal”, disparou.…


  • No G20, Lula pede que os países antecipem metas do clima

    No G20, Lula pede que os países antecipem metas do clima

    Em discurso no encerramento do encontro de líderes, o presidente disse que “não há mais tempo a perder”. Ao citar a COP-30, a se realizar no Brasil, em 2025, ele lamentou que o planeta está longe de atingir o acordo de Paris Rio de Janeiro — A Cúpula do G20 sob presidência brasileira chegou ao fim…


Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *