youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Brasilienses mantêm a tradição do presépio e decorações encantam

By  |  0 Comments

Casas, igrejas e comunidades adotam a montagem do presépio nesta época. A origem do costume está em São Francisco de Assis. O Correio conversou com o padre Rafael Santos, do Santuário Nossa Senhora da Saúde, e visitou a quadra SQN 303, que tem uma das mais belas decorações do Plano Piloto, no período natalino

]A cena do nascimento do menino Jesus na manjedoura montada na casa da Ana Lúcia de Oliveira  -  (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)

A cena do nascimento do menino Jesus na manjedoura montada na casa da Ana Lúcia de Oliveira – (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Símbolo do Natal cristão, o presépio transcende a decoração e carrega em si a essência do nascimento de Jesus: humildade, união e fé. Em casas, igrejas e comunidades, como na SQN 303, a tradição de montar o cenário que remonta à manjedoura em Belém é mantida com dedicação pela comunidade. Inspirada no gesto de São Francisco de Assis, que criou o primeiro presépio, a prática reforça valores religiosos, une famílias e convida os cristãos a refletirem sobre o verdadeiro significado do Natal.

O padre Rafael Santos, do Santuário Nossa Senhora da Saúde, destaca o sentido espiritual e histórico do estábulo, recordando sua origem. “O primeiro foi feito por São Francisco de Assis. Foi um presépio humano. Ele quis representar as mesmas condições do nascimento do Menino Deus e levar uma reflexão àqueles que o contemplassem. Isso nos recorda que o Senhor Deus, ao encarnar e se fazer homem, não encontrou lugar para nascer. A manjedoura nos prepara para a segunda vinda de Cristo”, explica.

 17/12/2024 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Presepio em casa. Na foto, Ana Lúcia de Oliveira.
Para Ana Lúcia, o Natal começa na montagem da maquete(foto: Ed Alves/CB/DA.Press)

Para ele, é mais do que uma tradição natalina. É uma lembrança de que a humildade, o amor e a fé devem guiar as vidas dos fiéis, e uma forma de ajudá-los a se conectarem espiritualmente. “Ao contemplá-lo, preparamos nosso coração para a vinda de Cristo e nos comprometemos a viver os valores que Ele nos ensinou”, diz. 

Rafael destaca a montagem e a desmontagem da estrebaria. “Algumas pessoas colocam os Reis Magos distantes do presépio e, aos poucos, aproximando-os até chegarem à manjedoura, em 24 de dezembro ou na festa da Epifania (Dia de Reis), quando celebramos que Cristo se manifestou à humanidade”, complementa.

A desmontagem também é um momento de reflexão e ocorre no fim do tempo litúrgico do Natal, que se encerra com a celebração do batismo de Jesus. “Nesse ato, os devotos se comprometem a serem melhores no próximo ano e a removerem de suas vidas o que impede Cristo de permanecer nelas”, conclui.

2024-12-13. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Iluminação de natal na quadra 303 Norte.
Na decoração da SQS 303 não pode faltar o Papai Noel com seu trenó puxado por renas(foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

Peregrino

A SQS 303 mantém os tradicionais anjos iluminados que recepcionam os visitantes com serenidade, mas é o presépio que rouba a cena, carregando em si a essência do Natal. A imagem do Jesus Peregrino, como é carinhosamente chamada, tem um papel especial na comunidade. Após a inauguração, a peça é levada de apartamento em apartamento daqueles que querem a visita, permitindo que cada família receba, por alguns dias, a representação do nascimento de Cristo.

A inauguração da decoração natalina, em 6 de dezembro, foi marcada por um miniculto ecumênico. Pastores, membros do ministério da Eucaristia, além da comunidade católica, reuniram-se em orações e celebrações, reforçando o espírito de fraternidade.

Na casa de Sônia Juçara, a tradição de montar o presépio foi passada por sua avó
Sônia Juçara herdou da avó o costume de montar o presépio(foto: Arquivo Pessoal)

Há 15 anos, os moradores mantêm viva a tradição natalina com anjos iluminados, árvores decoradas, pisca-piscas e um imponente trenó do Papai Noel. Neste ano, a prefeita da quadra, Nanci Martins de Paula, à frente da gestão há cinco anos, coordenou uma decoração ampliada e renovada, sem deixar de lado o toque especial de sempre.

“Cada detalhe é planejado com amor e fé para preservar e inovar as tradições culturais da nossa região. O presépio, em especial, é uma forma de manter viva a essência do Natal e unir a comunidade. O amor está no ar. Vivamos a alegria do Natal de Jesus”, afirma a professora.

Família

Desde os 5 anos de idade, Sônia Juçara, 69, monta presépios nesta época. O costume foi passado pela avó, que os montava no chão da casa onde morava, em Utinga, na Bahia. “Casei e tive duas filhas e um filho. Tenho um neto e cinco netas. Sempre montei e expliquei pra todos o real significado. Todos os anos, na véspera ou no dia do Natal, junto todos eles, rezamos a oração do presépio e cantamos a música Noite Feliz”, descreveu.

 13/12/2024. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Iluminação de natal na quadra 303 Norte.
Os anjos e a estrela de Belém ganham destaque na decoração da SQN 303(foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

“O presépio significa o real nascimento de Jesus e o renascimento dele nas famílias todos os dias”, reforça. Por isso, Sônia sempre buscou levar para o lar o “exemplo da Sagrada Família de amor, dedicação e paciência”. Em relação à confecção da maquete, a aposentada diz que usa a criatividade e não gasta muito.

Ana Lúcia de Oliveira, 63, também convive com o presépio desde a infância. Para a professora aposentada, o Natal começa com a montagem da maquete, que demora cerca de 15 dias para ser finalizada. O preço é algo difícil de ser estimado, pois ela tem itens de diversos lugares, inclusive internacionais. “Meu esposo é um apaixonado por presépios. É bastante trabalhosa a montagem, mas é feita em oração e meditação. Como meu presépio é cheio de anjos, pois miríades de anjos cantaram quando Jesus nasceu, eu sempre ganho anjinhos, mas, quando vejo uma peça que caiba no nosso presépio, mesmo fora do Natal, a gente adquire”, conta.

 17/12/2024 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Presepio em casa. Na foto, Ana Lúcia de Oliveira.
Jerusalém faz parte do presépio de Ana Lúcia(foto: Ed Alves/CB/DA.Press)

Todos os irmãos e sobrinhos cultivam a tradição em suas casas. “As crianças, sobrinhos-netos e meus netos não entendem o Natal sem a cristã montagem do presépio, onde revivemos esse mistério do Deus que se fez homem no seio da Virgem Maria. E desde pequenos já entendem o verdadeiro sentido da data”, observa.  “Também vivemos a célebre troca de presentes na noite de Natal, mas o significado maior é o nascimento de Jesus. Somente depois da missa e da ceia que os abrimos”, acrescenta.

Significado dos elementos 

Fonte: Padre Rafael Santos, do Santuário Nossa Senhora da Saúde

-A Choupana, Estrebaria e Casa de animais: Representa a simplicidade de Deus. Sendo todo-poderoso, Ele poderia nascer em um palácio, mas escolheu um ambiente simples para mostrar sua proximidade com a maioria das pessoas, que são humildes. Não se trata de uma divisão entre ricos e pobres, mas de lembrar que muitos ricos se apegam ao dinheiro, enquanto o pobre mantém a fé e a esperança de que Deus cuida. 

-Os pastores: Eles simbolizam os excluídos, pois não eram bem-vindos na cidade. Eram pessoas marginalizadas, e Deus, ao vir para os pastores, nos recorda que Ele vem para aqueles que são deixados de lado.

-Os reis magos: Representam que Deus é para todos, pois não eram judeus, mas buscadores da verdade. Eles simbolizam que Cristo é a verdade que todos, independentemente de sua origem ou fé, podem alcançar.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Festival que destaca empreendedorismo de mulheres será realizado neste sábado (5) em Ceilândia

    Festival que destaca empreendedorismo de mulheres será realizado neste sábado (5) em Ceilândia

    Evento reúne atividades de formação e apresentações culturais a partir das 9h Com o objetivo de promover a arte, cultura e o empreendedorismo na periferia, o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) realiza neste sábado (5), o Festival A Renda Delas, que pretende valorizar o protagonismo feminino de mulheres da Ceilândia e Sol…


  • Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

    Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

    Um dia depois de o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciar inovações no Pix, o órgão divulgou as datas prováveis para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas. As novas ferramentas devem estar disponíveis nas seguintes datas: Pix parcelado O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o…


  • Bancos de leite humano: Férias e feriados são períodos de maior necessidade de doação no DF

    Bancos de leite humano: Férias e feriados são períodos de maior necessidade de doação no DF

    Os estoques de leite materno no Distrito Federal costumam diminuir entre o fim e o início do ano, período marcado por férias e feriados, o que impacta a regularidade das doações. A rede da Secretaria de Saúde (SES-DF) tem como meta a coleta de dois mil litros de leite por mês. Entre janeiro e fevereiro,…


Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *