
Israel amplia operação terrestre em Gaza; Hamas lança foguetes
“Nós vivemos um genocídio, com o assassinato deliberado de mulheres, crianças e idosos. O bloqueio tem sido usado para matar de fome e humilhar a Faixa de Gaza”, desabafou ao Correio o palestino Abdullah Omar. Ele classificou a situação como “catastrófica, muito difícil e horrível”. “Não há eletricidade nem água potável. Também estamos sem comida, por causa do fechamento da passagem fronteiriça de Rafah, controlada por Israel. Estamos sitiados por todos os lados. Israel bombardeia inocentes e destrói nossa infraestrutura.” Até a noite desta quinta-feira (20/3), os ataques aéreos tinham deixado 570 mortos desde a madrugada de terça-feira, quando o cessar-fogo chegou ao fim. As Forças de Defesa de Israel (IDF) ampliaram a ofensiva terrestre, em resposta ao lançamento de foguetes do grupo terrorista Hamas contra Tel Aviv. Na véspera, as tropas tinham reforçado o controle sobre o Corredor Netzarim, cortando a Faixa de Gaza ao meio.
Morador da Cidade de Gaza, Motasem Dalloul, jornalista palestino de 44 anos que perdeu a mulher e dois filhos na guerra, afirmou à reportagem que as forças de Israel prosseguiram com os bombardeios à Faixa de Gaza. “Os ataques se concentram na parte norte de Gaza, mas houve disparos também no sul. O Exército israelense começou as operações terrestres na área de Shabura, em Rafah (sul)”, relatou, por telefone. De acordo com ele, todos os hospitais do enclave palestino sofrem com ab grave falta de insumos e equipamentos médicos. “Essas instalações também foram atingidas pelos soldados e operam com capacidade parcial.”
A israelense Yifat Fouch, 41 anos, despertou às 4h (23h de quarta-feira em Brasília), com o barulho das sirenes antiaéreas ressoando em Tel Aviv. “Houve mísseis disparados do Iêmen. O alarme tocou por todos os lados: na região de Jerusalém, em Tel Aviv e no sul de Israel. Na manhã de hoje (ontem), tivemos novo alerta de ataque. Dois foguetes foram disparados da Faixa de Gaza, quase no mesmo momento em que Israel iniciou as incursões por terra. Às 19h (14h em Brasília), houve mais mísseis lançado do Iêmen. Creio que a maioria deles acabou destruída antes de atravessarem a fronteira israelense”, relatou ao Correio, por telefone.
Philippe Lazzarini, chefe da UNRWA (agência da ONU para refugiados palestinos), lamentou à agência France-Presse “um desencadeamento sem fim das provas mais desumanas”. Apesar do agravamento da crise humanitária, a Casa Branca anunciou que o presidente Donald Trump “apoia totalmente” a retomada da ofensiva militar em Gaza. Se o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, segue contando com o aval inabalável de seu aliado histórico, no campo doméstico, a tensão aumenta. Manifestantes se reuniram em frente à residência do premiê, em Jerusalém, para protestar contra o fracasso do cessar-fogo e o retorno dos bombardeios. Eles também denunciaram um ataque à democracia realizado por Netanyahu, uma referência ao plano de demissão de Ronen Bar, chefe do Shin Bet, a agência de segurança interna. A polícia reprimiu o ato com canhões d’água.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
‘Estamos aqui promovendo a justiça financeira e a prosperidade dos nossos cooperados’, diz diretor de Negócios do Sicoob Empresarial, Vinícius Marques ao participar de evento na Casa do Cantador, em Ceilândia
Parceria O Sicoob Empresarial realizou mais uma edição do Café com Negócios. Desta vez, o evento ocorreu na Casa do Cantador, em Ceilândia, na última sexta-feira (28). Esta edição teve um caráter simbólico, já que Ceilândia está comemorando 54 anos, além de ter sido mais uma oportunidade para que os clientes cooperados pudesse conhecer um…
-
Presidente da Feira do Produtor de Ceilândia, Vilson José, prestigia homenagem do Sicoob Empresarial aos 54 anos de Ceilândia
O presidente da Associação dos Feirantes Produtores Rurais e Atacadistas da Feira de Ceilândia e Entorno (Afeprace), Vilson José de Oliveira, estava entre as autoridades que prestigiaram, na última sexta-feira (28), o evento do Sicoob Empresarial, Café com Negócios. Realizado como forma de homenagear Ceilândia pelos seus 54 anos, completos no último dia (27), a…
-
Administrador de Ceilândia, Dilson Resende, marca presença em evento do Sicoob Empresarial que homenageou Ceilândia pelos seus 54 anos
Uma das autoridades que compareceu ao evento do Sicoob Empresarial – Café com Negócios – na última sexta-feira (28), foi o administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende de Almeida. Organizado como forma de homenagear Ceilândia pelos seus 54 anos, o Café com Negócios é mais uma atividade da cooperativa de crédito que visa estar próximo…