youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Sintfub continua com ciclos de debates sobre o futuro da universidade pública no Brasil

By  |  0 Comments

O coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), Edmilson Lima, falou que os ciclos de debates para discutir assuntos relacionados à Universidade de Brasília (UnB) deverá continuar. Atualmente, os debates estão sendo com ex-reitores da universidade, mas, segundo Lima, a ideia é de estender o convite para ex-presidentes da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) e ex-presidentes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Honestino Guimarães.

“Nós queremos muito trocar informações, trocar experiência com os grandes dirigentes da ADUnB, com os ex-presidentes do DCE, porque sabemos que temos inúmeras histórias do movimento estudantil que precisam ser resgatadas e ser trazidas de volta para o debate junto à comunidade universitária”, lembra Lima.

O coordenador-geral falou com nossa reportagem no dia em que o convidado para o ciclo de debates foi o primeiro reitor eleito da UnB, Cristovam Buarque. Conhecido por ter sido governador do Distrito Federal, Cristovam tem esse outro lado de agente público que, conforme frisou Lima, foi responsável por fazer “a transição entre a ditadura para democracia dentro da universidade”.

“Foi um debate de resgate da história, para que possamos construir perspectivas futuras para a Universidade de Brasília. Porque foi a UnB que democratizou os conselhos universitários e os conselhos administrativos, que resgatou a alfabetização de inúmeros servidores que nós tínhamos e que eram analfabetos, e que deu vida acadêmica e vida política para o DF”, diz Lima.

Também em defesa da fala de Cristovam Buarque – que defendeu mais investimento na educação de base –, a coordenadora de Assuntos de Aposentadoria e Pensão, Francisca de Albuquerque, disse que a fala do ex-reitor “aponta para o futuro” e da “esperança” para o futuro da universidade. “O futuro que ele nos aponta é promissor, do ponto de vista de defesa da educação pública, gratuita, de qualidade, inclusiva”, constatou.  

Os debates que estão sendo realizados pelos Sintfub e que contará com a cobertura exclusiva do jornal TaguaCei, são iniciativas que os dirigentes sindicais estão realizando com o intuito de discutir assuntos relacionados à universidade e, com isso, preparar a comunidade acadêmica para a próxima eleição de reitor.

“Queremos trazer mais debatedores para discutirmos o futuro da universidade. Queremos encontrar soluções para os grandes problemas do país. Os grandes problemas do Brasil são antigos e eles só terão as respostas quando nós conseguirmos fazer o que estamos fazendo aqui hoje: debatendo”, argumenta Francisca.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *