Instituto Avon lança campanha sobre mulheres em situação de violência
História reais serão contadas durante os 21 dias de ativismo pelo fim das violências contra as mulheres, em diversas ativações
Com o objetivo de reforçar a importância da união feminina na ampliação de redes de apoio para enfrentamento às violências contra as mulheres, o Instituto Avon lança a campanha “21 Dias Entrelaçadas pelo Fim da Violência contra a Mulher”.
A iniciativa também irá promover os diferentes tipos de violências existentes e mostrar como é possível buscar ajuda nesses casos.
“Entrelaçadas é uma campanha que convida mulheres e homens a entenderem o seu papel no enfrentamento às violências contra as mulheres. Quando as pessoas entendem a importância da rede de suporte e de ser apoio para quem sofre violência, fica mais fácil promover uma jornada de transformação na vida de quem precisa. Afinal, quando mulheres se conscientizam sobre a violência e se unem, criam laços regeneradores entre si, além de se fortalecerem como indivíduos e vetores de mudança social”, explica Daniela Grelin, diretora-executiva do Instituto Avon.
A campanha contará com ativações digitais e presenciais em parceria com a plataforma Razões para Acreditar, envolvendo a divulgação tanto em redes sociais quanto em uma exposição na Av. Paulista, com o apoio da Virada Sustentável e da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo.
A exposição vai trazer histórias de mulheres cujas redes de apoio foram fundamentais para que rompessem ciclos de violência. A ação ocorre entre 20 de novembro e 10 de dezembro, e tem o intuito de reforçar a importância do acolhimento entre as mulheres, além de inspirar todas as brasileiras a serem suporte umas das outras, convidando-as a também compartilharem os próprios relatos nas redes, utilizando as hashtags #Entrelaçadas #21diasdeativismo #vamosjuntas #institutoavon.
“Em um país onde uma mulher é assassinada a cada seis horas, de acordo com o último relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, é fundamental incentivarmos a sensibilização e mobilização de todos os setores da sociedade por essa causa, bem como facilitarmos o acesso a informações e serviços especializados para que todas as brasileiras conheçam e acessem os seus direitos e possam transformar sua realidade”, complementa Daniela Grelin.
Todas as iniciativas foram idealizadas pela agência Repense, que concebeu a campanha, visando potencializar e trazer visibilidade para os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A agência foi responsável pelo planejamento de toda a estratégia de comunicação, passando pela conceituação e criação de todas as peças. Além disso, atuou diretamente na viabilização de parcerias estratégicas para a realização das ações de ativação da campanha.
“É um grande orgulho colocar a nossa expertise na comunicação de causas a serviço do Instituto Avon, especialmente para este tema tão urgente que é o enfrentamento às violências contra as mulheres. Entrelaçadas é mais que um conceito de campanha: é um chamamento, é um incentivo para que mulheres que sofrem algum tipo de violência busquem ajuda e que outras estendam a mão. Porque a gente sabe que, juntas, nós mulheres podemos mudar nossas realidades. E quando mudamos nossas realidades, transformamos o mundo”, complementa Aline Leucz, diretora de Criação da Repense.
O Instituto Avon também estará presente em um painel na Virada Feminina, em São Paulo, no dia 25 deste mês, para falar sobre uma de suas principais iniciativas de enfrentamento à violência doméstica: o Programa Acolhe, projeto que viabiliza hospedagens temporárias e assistências multidisciplinares para brasileiras em situação de violência.
Além disso, para expandir a campanha nacionalmente, os Estados de Mato Grosso do Sul, Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pará também receberão ativações da campanha por meio da força de vendas Natura e Avon. Nessas atividades, a população em geral e as consultoras de beleza serão convidadas a participar de uma roda de conversa com a presença de especialistas de enfrentamento a violência do Instituto Avon. Para saber mais sobre a programação, acesse este link.
Outras ações da campanha incluem a disponibilização gratuita de conteúdos informativos e educativos sobre o tema para toda a sociedade civil, ativistas, formadores de opinião, instituições públicas e privadas, engajando organizações, população, consultoras e colaboradores na construção de um ecossistema de enfrentamento à violência de gênero. Um deles é o Guia de Bolso para Relacionamentos Saudáveis, disponível para download, em que a organização torna acessíveis informações sobre como reconhecer sinais das diversas formas de violência e como agir diante delas. Outra forma de divulgar conhecimento é pelo site principal da campanha, que pode ser acessado em neste link.
Quem estará ‘presente’ em todas as ações é a Ângela, assistente virtual do Instituto Avon, e embaixadora da campanha. Desde 2020, a chatbot oferece atendimento gratuito por 24 horas via mensagem de texto no Whatsapp, incluindo, quando necessário, atendimento socioassistencial, jurídico e psicológico, além de auxílio transporte. Desde a criação de Ângela, em 2020, até setembro de 2023, ela já atendeu mais de 700 mulheres em situação de violência. Para acioná-la, basta entrar em contato com o número (11) 94494-2415. Além do atendimento fornecido pela Ângela, também estão disponíveis os serviços fornecidos pela Casa da Mulher Brasileira, um espaço integrado e humanizado especializado no atendimento às mulheres em situação de violência.
Com informações do Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.