
Movimentos sociais defendem educação inclusiva para pessoas com deficiência
830 instituições de ensino não comportam as demandas individuais e coletivas das pessoas com deficiências ou doenças raras.
Por Roberta Leite*
Na próxima terça-feira (25/2), às 13h, será realizada a Mobilização em Defesa da Educação Inclusiva, em frente à Câmara Legislativa, com o objetivo de defender os direitos para uma educação pública digna. Movimentos sociais e familiares vão entregar um carta aos parlamentares da Câmara Legislativa do Distrito Federal, exigindo direito a uma educação pública digna às pessoas com deficiências e doenças raras.
A carta elaborada por movimentos sociais reivindica o apoio dos parlamentares para que haja estruturas adequadas nas salas de apoio e nas salas de recurso dos Centros de Ensino Especiais, garantindo o desenvolvimento dos alunos.
Além disso, há também a demanda pela prioridade na matrícula escolar e a formação obrigatória complementar para os profissionais da Secretaria de Educação na perspectiva da educação inclusiva.
A mobilização é promovida pelos movimentos Frente Parlamentar em Defesa da Educação Inclusiva da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Ápice Down, Associação Brasileira de Autismo Comport (ABRACI), Instituto Vidas Raras, Movimento de Apoio Às Mães Autistas (MAMA), Rede Solidária de Apoio a Inclusão, Coletivo da Advocacia com Deficiência e Neurodivergente, Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (ABRAÇA), DF Down e Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui
- Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília
- Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela
- Paciente com câncer se casa na capela do Hospital de Base
- PF recebe 1,5 mil denúncias diárias de conteúdo abusivo contra crianças na web