Ministros influentes do governo Lula (PT) veem como cada vez mais provável a possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentar “fugir” para evitar uma eventual prisão, caso seja condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito do golpe.
A expectativa, no entanto, não é de que Bolsonaro deixe o país, mas sim que peça asilo em alguma embaixada em Brasília, o que também tem sido interpretado como uma forma de fuga, conforme informações do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.
Essa avaliação ganhou força após o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, tirar licença da Câmara para passar um período nos Estados Unidos. Para assessores de Lula e lideranças do PT, o “bananinha” estaria usando a estadia no exterior para “preparar” a possível “fuga” do pai para uma embaixada, caso venha a ser condenado pelo STF.
Integrantes do governo também lembram que, em 2024, Bolsonaro chegou a se abrigar por alguns dias na embaixada da Hungria, em Brasília, após ser indiciado por tentativa de golpe de Estado e ter o passaporte apreendido. O presidente húngaro, Viktor Orbán, é considerado um aliado próximo do ex-capitão.
Nos últimos dias, Bolsonaro tem negado que pretenda fugir do Brasil, embora admita não descartar um pedido de asilo. Sua defesa, por outro lado, afirma que essa hipótese não está sendo considerada no momento.
Na próxima terça-feira (25), a Primeira Turma do STF deve julgar se aceita a denúncia contra Bolsonaro e outros envolvidos no inquérito do golpe. Caso a Corte aceite a denúncia e o ex-presidente se torne réu, o julgamento do mérito está previsto para ocorrer no final de 2025
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Virginia Fonseca presta depoimento na CPI das Bets. Siga
- Brasil e China apoiam proposta de Putin para negociações de paz
- Com Xi, Lula diz que relação com China “nunca foi tão necessária”
- GDF inicia busca ativa para vacinar recém-nascidos contra doenças respiratórias
- Sol Nascente ganha primeiro Centro de Referência da Mulher Brasileira
Deixe um comentário