Vice dos EUA: inspetores da ONU vão monitorar programa nuclear do Irã

Vice-presidente dos Estados Unidos foi à Suíça com a delegação norte-americana para negociações de paz com autoridades do Irã

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, afirmou, nesta segunda-feira (22/6), que o Irã concordou que inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) monitorem o programa nuclear iraniano, como parte das negociações pelo fim da guerra no Oriente Médio.

Vance está em Burgenstock, na Suíça, onde ocorrem conversas entre delegações norte-americanas e iranianas. Falando com repórteres no local, o vice de Donald Trump afirmou que as negociações tiveram “grandes progressos”, e que espera que as conversas sobre as inspeções nucleares comecem nesta semana.

“Nossa esperança é de que cheguemos a um acordo final e a uma solução permanente. Mas, neste momento, acho que fizemos grandes progressos, e todos devemos comemorar isso, principalmente em relação à data em que os inspetores nucleares começarão os trabalhos”, disse Vance aos repórteres.

“Espero que isso [conversa sobre inspeções nucleares no Irã] aconteça, no mínimo, esta semana, mas acreditamos que algumas dessas conversas com os inspetores e com a AIEA [Agência Internacional de Energia Atômica] possam ocorrer já hoje”, complementou.

O Irã ainda não se manifestou oficialmente sobre o tema.

Uma das exigências dos Estados Unidos para um acordo de paz com o Irã é que o país persa abandone qualquer intenção de produzir armas nucleares, repetidamente dita pelo presidente Donald Trump.

O Irã é signatário do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) da ONU, porém, desde o ano passado, passou a não permitir mais a inspeção da agência da ONU, após EUA e Israel atacarem instalações nucleares persas.

Negociações tensas

JD Vance afirmou que a delegação iraniana ameaçou abandonar as negociações, ou “pelo menos houve ameaças nas redes sociais de que eles iriam abandonar as negociações”, mas que as conversas estenderam-se além da 1h da manhã.

“Portanto, eles não abandonaram o projeto, e a equipe técnica deles ainda está aqui em Burgenstock trabalhando com a nossa equipe técnica”, afirmou.

Ativos iranianos

Sobre o descongelamento de ativos iranianos congelados, um dos pontos exigidos pelo Irã, Vance disse que os EUA podem concordar com a medida caso o dinheiro seja utilizado para comprar soja, trigo e milho americanos.

Segundo o vice-presidente americano, a sugestão partiu do conselheiro e genro de Trump, Jared Kushner.

“Queríamos garantir que estabelecêssemos um processo que, caso algum dia descongelássemos os ativos iranianos, pudéssemos assegurar que o dinheiro do Irã fosse usado para ajudar o povo iraniano e não para financiar o terrorismo”.

Segundo autoridades iranianas, o país tem mais de US$ 100 bilhões em ativos congelados. O chanceler do Irã, Abbas Araghchi, publicou nesse domingo no X que “alguns ativos congelados” foram liberados.

Quer ficar por dentro do que acontece em Brasília, no Brasil e no mundo? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Artigos Relacionados:
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *