Presidente da Afeprace, Vilson José, fala sobre encontro com representantes do GDF que teve na pauta a regularização fundiária da Feira do Produtor de Ceilândia
O presidente da Associação dos Feirantes Produtores Rurais e Atacadistas da Feira de Ceilândia e Entorno (Afeprace), Vilson José de Oliveira, foi um dos representantes de feiras populares do Distrito Federal que esteve reunido com o secretário de Governo do DF, Zé Humberto, para tratar sobre o processo de regularização fundiária da Feira do Produtor de Ceilândia. O encontro, que foi coordenado pelo Sindicato dos Feirantes do DF, também contou com a participação demais representantes de feiras do DF.
De acordo com Vilson, a reunião serviu para que esses representantes apresentassem as principais reivindicações das feiras atualmente, com destaque para regularização de suas áreas. “A gente precisa trazer uma segurança jurídica não só para Feira do Produtor, mas para as outras feiras do Distrito Federal”, diz Vilson.
Segundo ele, o encontro foi produtivo e deve dar resultados positivos em breve, uma vez que a abertura de diálogo com o governo é primeiro passo para que as demandas dos feirantes sejam atendidas.
“Nós tivemos uma reunião muito importante onde ficou bem claro para Sindicato dos Feirantes que o governo irá discutir amplamente, exaustivamente a melhor forma para se regularizar. Então isso é muito importante, esse diálogo do governo do Distrito Federal com os representantes legais que é o sindicato, que é são os presidentes das associações dos feirantes para que juntos a gente ache uma melhor forma de se regularizar e acertar alguns pontos que estavam divergentes nessa regularização”, explica o presidente da Afeprace.
A regularização da Feira do Produtor é uma demanda antiga dos feirantes que nela trabalham. De acordo com Vilson, seu processo de regularização fundiária será um pouco atípico pelo fato de que trata-se de um espaço comercial de grande estrutura e isso exige um planejamento fundiária mais qualificado.
“A regularização da Feira do Produtor é um pouco diferenciada pelo tamanho da estrutura que tem a feira, pelos boxes, que são boxes enormes, são boxes grandes, são grandes empresários, então nós estamos tratando essa regularização da feira de forma direta com o governo do Distrito Federal”, conta Vilson.
A regularização da feira, ressalta Vilson, é uma forma de retribuir todas as vantagens econômicas que esse espaço comercial gera para Ceilândia, o DF e região do Entorno. “Então a gente já tá exaustivamente, a gente está tentando achar a melhor forma para poder beneficiar aqueles empresários que geram emprego”, diz.
Campo sintético
A Feira do Produtor vai além da venda de produtos. Ela também tem um papel social importante quando o assunto é serviço público. Recentemente, o espaço ganhou um campo de futebol de grama sintética. O empreendimento, que foi feito em parceria com o GDF e com deputados distritais por meio de emendas parlamentares, não fica restrito apenas aos feirantes e seus dependentes. O campo, como detalha Vilson, também está sendo usado pela comunidade local que tem utilizado o espaço para treinar escolinhas de futebol de projetos sociais.
“O objetivo da criação desse campo sintético foi para atender os feirantes que também precisa de um momento de lazer, de descanso e tem sido muito bem aproveitado. Então o funcionário, o empresário têm o seu espaço. E nós também abrimos esse espaço para algumas escolinhas de futebol poderem fazer suas as atividades”, diz Vilson. “Todo mundo que conhece a Feira do Produtor sabe do trabalho social que a feira desenvolve, sabe desse potencial”, completa.
Obras
Nas últimas fortes chuvas que atingiram Ceilândia, parte do muro da Feira do Produtor foi atingido por uma forte enxurrada e veio abaixo. Imediatamente, a direção da Afeprace se prontificou e começou a tomar decisões a fim de impedir maiores transtornos para os feirantes e clientes.
Como resposta, a Afeprace conseguiu, por meio do governo e junto à Novacap, que fosse construída na feira uma nova rede de água pluvial. “Uma obra muito importante de captação de água pluvial dentro da Feira do Produtor. E com essa obra vai vir outras obras, como serviço de tapa buraco, de pavimentação dessas áreas”, disse.
Pelas benfeitorias, Vilson agradeceu ao administrador de Ceilândia e seu chefe de gabinete. “A gente só tem que agradecer essa parceria que Afeprace tem junto com o governo do Distrito Federal e com a administração através do administrador do Dilson [Resende] que tem dado uma atenção especial para gente. Constantemente ele, o chefe de gabinete dele, o João Marcelo tem dado atenção especial para a feira”, ressalta.
Serviços
O presidente da Afeprace comentou ainda sobre a gestão de sua equipe. Ele, que está à frente da associação há mais de 20 anos, diz que a receita para fazer uma boa administração está em tratar a todos como se fosse de uma mesma família. Por isso, a Afeprace faz questão de manter serviços básicos de saúde (médico e odontológico) e jurídico para os feirantes e seus dependentes e colaboradores.
“São parcerias, quando temos parcerias de credibilidade, a gente abraça a causa e traz para a Feira do Produtor. Todo esse trabalho social, como o Desperdício Zero, os atendimentos odontológicos, atendimentos médicos, a gente tem parcerias com o governo e com outros órgãos para poder trazer esses serviços para atender a nossa comunidade de feirantes”, lembra.
O retorno desse trabalho, Vilson lembra que vem por meio das votações que ele e sua equipe tem tido nas últimas eleições, que eles ganharam sempre por unanimidade. “A gente tem o maior respeito por esses funcionários que são considerados como da nossa própria família. Nós convivemos com os nossos feirantes mais que a gente convive com a nossa própria família, porque a gente chega aqui de madrugada e vai embora à noite, então, a gente passa o dia todo convivendo com essas pessoas e a gente acaba adquirindo esse carinho especial”, diz.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento
- PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado
- Veja quem são os indiciados por golpe de Estado em 2022 pela PF
- Senai abre 4,2 mil vagas gratuitas para cursos em 2025; veja como se inscrever