youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

‘Já temos material suficiente para indiciar pessoas’, diz Chico Vigilante presidente da CPI dos Atos Antidemocráticos

By  |  0 Comments

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) falou com exclusividade ao TaguaCei que já tem provas cabais para que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) possa pedir o indiciamento de pessoas que participaram da invasão aos três Poderes no dia 8 de janeiro deste ano. “Já temos material suficiente para indiciar pessoas que participaram daqueles atos antidemocráticos, que foi na verdade um golpe contra a democracia do Brasil”, afirma o distrital.

Conforme lembra Vigilante, até o momento, a comissão já colheu 11 depoimentos que estão corroborando com as investigações. Ele também avalia que os trabalhos estão indo bem e tendo respaldo da mídia local e nacional, além de não estar atrapalhando o andamento dos trabalhos na Casa.

“A CPI não tem atrapalhado os trabalhos da Casa, muito pelo contrário, a CPI tem servido para elevar o conceito que a população tem com relação ao Poder Legislativo. Essa CPI tem tido uma cobertura excepcional por parte dos todos os meios de comunicação”, destaca.

Nesta entrevista ao TaguaCei, o distrital também comentou sobre a greve dos professores da rede pública do Distrito Federal que estão paralisados desde o último dia 4 de maio. “Estamos conversando com o governo no sentido de viabilizar um meio de negociação para que encontremos uma saída para situação da grave que é a greve dos professores. Ninguém faz greve por gostar de greve. Os professores foram à greve porque estavam em seus limites”, diz. “Eles estão desde o governo Agnelo [Queiroz] sem reajuste. Eles estão há mais de oito anos sem nenhum tipo de reajuste, a categoria está doente e endividada e, por isso, eles foram à greve. Eles têm todo meu apoio”, ressalta vigilante.

Mas para o deputado distrital, não é somente esse o impasse que o governo local tem enfrentado. Além disso, ele comenta sobre a precária situação do transporte público que constantemente é motivo de crítica por parte da população, e da saúde pública, que conforme o distrital lembrou atende 83%da população do DF, já que somente 27% dos moradores da capital têm plano de saúde e podem recorrer a um hospital privado.

“A situação do transporte público é um problema sério que terá que ser resolvido urgentemente pelo governo. A empresa São José, por exemplo, deixar de prestar o serviço em junho, qual será a alternativa para isso? Precisamos saber. Temos também a questão da saúde, a Câmara vai ter que se debruçar sobre isso e ajudar a resolver o problema da saúde pública no DF”, diz.

Na visão de Chico Vigilante, que foi o segundo deputado mais votado neste pleito – ficando abaixo apenas do distrital Fábio Felix (Psol) – a solução para grande parte das demandas da população está na prática de se fazer o orçamento do governo de forma participativa. “O orçamento participativo é a melhor maneira que a população tem de participar efetivamente, pois só assim ela pode dizer para onde o recurso dos impostos que todos nós pagamos precisam ser aplicados”, diz.

O distrital comentou ainda sobre uma de suas bandeiras enquanto fiscalizador, que é a velha prática abusiva dos postos de combustíveis de cartelizar os preços. Agora mesmo, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou que o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, abaixasse o preço da gasolina, Vigilante destaca que a fiscalização sobre os postos aumentou. “Nós temos fiscalizados e apontado as falhas se os preços não estão sendo repassados para a população. Tenho agido no sentido de provocar o Ministério Público, de provocar a Polícia Civil, a Polícia Federal, o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para que ajam com rigor”, lembra Vigilante.

Ele ressaltou ainda que do mesmo modo que os donos dos postos de combustíveis aumentam os preços quando há reajuste, eles devem fazer o mesmo quando há queda. “Porque quando tem aumento, os empresários embolsam tudo. Para cada um centavo de aumento na gasolina no DF corresponde a mais de R$ 1 milhão. Portanto, se tem um de 40 centavos, são R$ 40 milhões que eles estão embolsando indevidamente. Esse dinheiro poderia ser aplicado em melhorias para a própria população”.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604 / (61) 9 9173-4336.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *