youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Estudo revela que 99% da população urbana do DF possui acesso à água

By  |  0 Comments

Em julho de 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que o acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito humano essencial. No Distrito Federal, 871.131 domicílios urbanos são atendidos pelo sistema de abastecimento hídrico da capital, o que representa 99% dos lares brasilienses, segundo o estudo “Um panorama das águas no Distrito Federal”, realizado pela Codeplan, com base em dados de pesquisas próprias e de órgãos responsáveis pela gestão hídrica no DF. 

Das 31 regiões administrativas (à época do estudo, as RAs Arniqueira e Sol Nascente/Pôr do Sol não existiam), 17 possuem cobertura total de fornecimento de água: Águas Claras, Candangolândia, Ceilândia, Cruzeiro, Guará, Itapoã, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia, São Sebastião, SIA/SAAN, Sudoeste/Octogonal, Taguatinga e Varjão. As RAs com menor cobertura hídrica são Fercal, Jardim Botânico, Lago Norte, SCIA/Estrutural, Sobradinho e Sobradinho II. 

No Distrito Federal, os Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) são operados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), que atendem os 2,8 milhões de habitantes que residem no DF.

POPULAÇÃO RURAL

Os habitantes de áreas rurais do Distrito Federal representam apenas 3% da população total da capital federal. Somente 15% da população rural do DF é atendida pela rede geral por meio de 61 sistemas de abastecimento independentes. Os moradores que não são atendidos pela Caesb utilizam poços individuais para ter acesso à água.

CONSUMO URBANO

As regiões administrativas com menor consumo médio per capita no Distrito Federal em 2018 eram Riacho Fundo II e Ceilândia, com 101 litros diários por habitante. A RA com o maior gasto médio per capita de água foi o Lago Sul, com 384 litros diários por habitante. Em 2019, o Riacho Fundo II permaneceu com o menor consumo per capita, reduzindo para 71 litros diários por habitante, enquanto o Lago Sul continuou liderando o ranking, aumentando seu consumo para 396 litros diários por habitante.

Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
Não esqueça de ativar o sininho para que você seja notificado dos novos
vídeos:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *