Eleições 2024: faltam 13 dias para o 1º turno. Confira calendário
O primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 está marcado para o dia 6 de outubro. Restam exatamente 13 dias para o pleito, no qual a população deverá decidir os próximos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
Os eleitores têm pouco mais de duas semanas para se informar sobre seus candidatos e definir o voto. Confira as datas.
21 de setembro (12 dias antes do 1º turno)
De (21/9) a (6/10), os candidatos estão protegidos contra a prisão, exceto em casos de flagrante direto. Os mesários e fiscais de partido não podem ser detidos durante o exercício de suas funções.
26 de setembro (10 dias antes do 1º turno)
Os tribunais regionais eleitorais irão realizar ações para esclarecer ao eleitor sobre o que é necessário para realizar o voto no pleito. A contratação de terceiros para este serviço será necessária.
A data-limite também serve para que a comissão defina os locais onde os Testes de Integridade com Biometria serão realizados no primeiro turno.
30 de outubro (7 dias para o 1º turno)
Será o último dia para registrar no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) as pesquisas de opinião pública realizadas antes das eleições. O registro é necessário para que pesquisas possam ser divulgadas no dia das eleições, dentro do horário legal permitido.
1 de outubro (5 dias antes do 1º turno)
Data definida na qual, até (8/10), nenhum eleitor ou eleitora poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável.
Será, também, o último dia para que o juiz ou juíza eleitoral designem o horário e o local para verificar a integridade e autenticidade dos sistemas Transportador e JE-Connect, instalados nos microcomputadores.
3 de outubro (3 dias antes do 1º turno)
A data-limite será o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno. É também o último dia para que os tribunais regionais divulguem na internet os pontos de transmissão de dados que funcionarão em locais distintos do local de funcionamento da junta eleitoral para o primeiro turno.
4 de outubro (2 dias antes do 1º turno)
A data impõe o último dia para a divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa e na internet. Isso inclui até 10 anúncios por veículo, com algumas regras específicas, conforme o artigo 42 do Código Eleitoral.
Nos jornais, até 1/8 de página (um oitavo). Revistas e tabloides, em até 1/4 da página (um quarto).
Será, também, o último dia para a circulação paga ou impulsionada de propaganda eleitoral na internet. A veiculação da propaganda será interrompida neste dia, mesmo que a contratação para impulsionamento tenha sido antes dessa data.
5 de outubro (1 dia antes do 1º turno)
Partidários, candidatos e as federações poderão utilizar alto-falantes ou amplificadores de som entre 8h e 22h, conforme o artigo 15 do Código Eleitoral. Incluindo o último dia, até as 22h, a distribuição de material gráfico e a realização de caminhada, carreata ou passeata, acompanhados ou não por carro de som e minitrio.
Colecionadores, atiradores e caçadores ficam proibidos de transportar armas e munições em todo território nacional
6 de outubro (dia das eleições – 1º turno)
Data em que será realizada a votação do primeiro turno das Eleições Municipais 2024 para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, por voto direto e secreto, observando-se, na seção eleitoral.
O funcionamento das Mesas Receptoras de Justificativa será das 8h às 17h, horário de Brasília.
O cancelamento do registro de candidata ou candidato também será válido até a data-limite. Os dados relativos aos resultados do primeiro turno das eleições estarão disponíveis em um centro de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir de 6 de outubro, e continuarão acessíveis até 19/10.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, segundo cargo mais importante dentro do escalão da pasta, Swedenberger do Nascimento Barbosa, mais conhecido como Berger, foi um dos presentes participou da sessão solene, ocorrida nesta quinta-feira (21), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para celebrar os 30 anos da eleição do 1º governo do Partido dos…
-
Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
O primeiro governo do Partido dos Trabalhadores (PT) no Distrito Federal foi comandado pelo ex-governador Cristovam Buarque e pela sua vice Arlete Sampaio. Em razão disso, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), celebrou nesta quinta-feira os 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF. O evento, aconteceu a pedido do deputado…
-
Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
O deputado distrital Ricardo Vale (PT) marcou presença na noite desta quinta-feira (21) no evento de comemoração os 30 anos da eleição do 1º Governo do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal. Em um Plenário lotado de filiados e simpatizantes do PT, o deputado disse que as comemorações servem para marcar um “momento importante” que…