Ex-governador do DF, Roberto Arruda, e mais quatro são condenados por improbidade administrativa
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) obteve, nesta terça-feira, 21 de novembro, a condenação do ex-governador José Roberto Arruda, do ex-chefe da Casa Civil José Geraldo Maciel, do ex-presidente da Agência de Informática do GDF Luiz Paulo Costa Sampaio, do dono da empresa Linknet, Gilberto Lucena, e de Durval Barbosa no esquema que ficou conhecido como Caixa de Pandora.
Os réus foram condenados por terem recebido propina da empresa de informática Linknet, que obteve pagamentos do GDF entre 2007 e 2009 sem o respectivo contrato. A propina também foi destinada ao pagamento de vantagem ilícita a alguns deputados distritais daquela legislatura.
Os cinco deverão pagar, solidariamente, R$ 11.855.851,40 por dano causado ao patrimônio público. À exceção de Durval Barbosa, também foram condenados ao pagamento de multa civil equivalente a 1/3 do valor do dano, à suspensão dos direitos políticos e à proibição de contratar com o poder público.
Na sentença, foram absolvidos os réus Paulo Octávio Alves Pereira, Ricardo Pinheiro Penna e Roberto Eduardo Giffoni. O Ministério Público recorrerá da decisão.
Processo: 2013.01.1.081889-9
Com informações do MPDFT.