youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Comissão discute melhorias para alimentação escolar nas escolas do DF

By  |  0 Comments

A Comissão de Educação, Saúde e Cultura discutiu, em reunião na manhã desta quarta-feira (22), a questão da alimentação escolar em referência ao caso do aluno de 8 anos que teria desmaiado de fome enquanto assistia à aula em uma escola do Cruzeiro na semana passada. O presidente do colegiado, deputado Wasny de Roure (PT), defendeu aprofundar o debate sobre a qualidade nutricional e a aplicação dos recursos. Nesse sentido, Wasny disse que houve queda na evolução dos gastos liquidados na área, com base em levantamento elaborado pela comissão, em fase de consolidação.

O assessor da Secretaria de Educação, Fernando Ribeiro, alegou que “as informações ganharam uma repercussão desproporcional” ao que de fato ocorreu com o aluno do Cruzeiro. “Não houve apuração da verdade”, segundo ele, ao afirmar que a criança não comera há dias quando chegou à escola. A nutricionista e coordenadora de apoio educacional, Elizabeth Benedik, defendeu que a Secretaria prima pela qualidade nutricional, mesmo diante dos recursos limitados e do custo sustentável do Estado. Disse que são oferecidas cerca de 410 mil refeições por dia na rede pública de educação e refutou, com veemência, as alegações de que o cardápio se reduz a biscoitos com suco. Pelo contrário, o cardápio adota 96 gêneros alimentícios, mais que o dobro de cinco anos atrás, acrescentou Benedik.

Wasny argumentou que a CESC tem feito constantes visitas às escolas do DF, inclusive nas cozinhas, e questionou a qualidade, conservação e condicionamento dos alimentos. Nesse propósito, o deputado Juarezão (PSB) lembrou projeto de lei (PL nº 1.504/2017), de sua autoria, sobre análise e classificação como controle de qualidade em todos os produtos e subprodutos de origem vegetal e animal no DF. A matéria tramita nas comissões da Casa.

 

Com informações da CLDF.

 

 

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *