Neoenergia assume operação da CEB
Foi assinado o contrato de compra e venda de 100% das ações da CEB Distribuição pela empresa Bahia Geração de Energia, do Grupo Neoenergia. O grupo espanhol foi o vencedor do leilão realizado na Bolsa de Valores, em dezembro passado.
A partir de agora, a empresa Bahia Geração de Energia assume a operação da CEB Distribuição para levar energia elétrica a 1,1 milhão de clientes – mais de 3 milhões de habitantes em todo o DF. Foi assegurado pelos novos gestores que o investimento a ser feito será três vezes maior do que a média histórica proporcionada pela CEB.
O governador Ibaneis Rocha participou do ato ao lado do agora ex-diretor-presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia, e do diretor-presidente da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle.
A privatização da subsidiária se fez necessária para aumentar os recursos do caixa da empresa, que passa por dificuldades há anos. A concessão para a iniciativa privada também vai proporcionar mais investimentos e, consequentemente, uma prestação de serviço mais eficaz e de melhor qualidade ao consumidor.
“Hoje se consagra um ambiente de vitória e de muita qualidade para a geração de energia para o Distrito Federal. Temos a convicção de que fizemos o melhor para o DF. Esse recurso entra hoje para ser investido naquilo que importa para a população, que é infraestrutura”, comemorou o governador Ibaneis Rocha.
Histórico
O leilão da CEB Distribuição ocorreu em 4 de dezembro de 2020, na Bolsa de Valores, em São Paulo, e teve a participação de três proponentes. O grupo Neoenergia se sagrou vencedor do certame ao vencer a concorrência dos grupos CPFL e Equatorial. O lance inicial definido em edital era de R$ 1,423 bilhão, mas atingiu R$ 2,515 bilhões, o que representa um ágio – diferença entre o valor pago e o valor de avaliação – de 76,63%.
O leilão foi considerado um sucesso e modelo para futuras desestatizações no país. Todo o processo de compra e venda das ações da CEB durou menos de um ano e foi conduzido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), após assinatura de um acordo de cooperação.
O governador Ibaneis Rocha também recordou o processo de desestatização da CEB, ao citar as dificuldades financeiras enfrentadas pela companhia. “Não é muito lembrar o que vivemos neste período, desde que vencemos as eleições e fomos visitar a Aneel para ver as condições da empresa. Naquele momento vimos as dificuldades, que não eram poucas, mas sabíamos que iríamos vencer. A Aneel colocou de forma muito clara que se não houvesse investimentos a concessão da empresa iria caducar e a empresa iria para a bacia das almas”, disse Ibaneis, que, em seguida, comemorou o sucesso da privatização.
Neoenergia
A Neoenergia é controlada pelo grupo espanhol Iberdrola e atua há mais de 20 anos no Brasil. Começou em 1997 com investimentos em distribuição de energia elétrica na Bahia e no Rio Grande do Norte. A empresa é um dos maiores atores do setor de energia no Brasil e possui ativos de distribuição, geração, transmissão e comercialização de energia em 18 estados.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber