
Homem é eletrocutado no Cruzeiro após pisar em fio desencapado
O catador de recicláveis Cleonilson Borges Pimentel, de 56 anos, foi eletrocutado por volta das 20h de sábado, em um beco na Quadra 6, Bloco G/H do Cruzeiro. O homem passava pelo local após uma chuva, quando pisou no chão próximo a um poste e caiu desacordado. A vítima foi atendida pelo Samu e está internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em coma induzido. Foi o terceiro caso de choque elétrico em área pública no Distrito Federal em menos de uma semana (veja memória).
Moradores da região informaram que havia um fio desencapado no chão, próximo ao poste onde Cleonilson foi eletrocutado. Segundo eles, três pessoas já haviam tomado choque no local. A babá Cléo Gomes, 31, contou que na semana passada a cachorrinha dela sofreu uma descarga elétrica no mesmo lugar. “Ela passou ali e saiu gritando, se tremendo toda, e eu não entendi nada. Fiquei morrendo de medo”, disse.
O irmão de Cleonilson, o comerciante Marcelo Borges, 48, contou que ele estava voltando da padaria quando levou o choque. De acordo com ele, como o beco é pouco movimentado, a vítima ficou algum tempo no chão, sofrendo a descarga elétrica, até ser socorrida. “Levou um tempo para acharem ele. Os vizinhos tiveram que puxá-lo com um pedaço de pau, para não tomarem choque também”, afirmou.
Marcelo disse que quando chegou ao local o irmão já estava na ambulância, sendo levado para o Hran. “Os socorristas conseguiram reanimá-lo, mas quando chegou no hospital, ele teve outra parada cardíaca. Os médicos informaram que estão mantendo o coma induzido para proteger o cérebro dele, e que amanhã (hoje) devem tentar trazê-lo de volta”, relatou.
O comerciante destacou que a expectativa da família agora é pela recuperação de Cleonilson. “A gente quer que ele volte à vida normal. É um cara tranquilo. Todo mundo o conhece por aqui”, comentou Marcelo, afirmando que a família pretende abrir uma ação judicial contra a Companhia Energética de Brasília (CEB), responsável pela iluminação no local. “Já estamos acionando um advogado.”
Fiação antiga
Segundo a líder comunitária Gabriela Ferreira de Oliveira, 52, vários postes no Cruzeiro apresentam problemas por conta da fiação antiga. “Muita gente passa aqui durante um dia. Pessoas de bicicleta, de patinete, idosos indo para o posto de saúde. Se fosse uma criança, teria morrido”, alertou Gabriela, completando que moradores já teriam reclamado da situação para a CEB, mas nenhuma providência foi tomada.
A CEB informou que esteve no local e identificou que a descarga foi causada por um defeito na fiação subterrânea, encontrado após escavação abaixo da base de concreto. Em nota, o órgão disse que os postes da região foram periciados e não apresentam mais risco de choque. A companhia alega que não encontrou nenhum pedido de manutenção para o local. A ocorrência foi registrada na 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro Velho), que investiga o caso.
Memória
20/03 – Adrian Coelho, de 10 anos, morreu ao ser eletrocutado por um fio de alta-tensão na Estância 4, em Planaltina. Os cabos da rede elétrica se romperam e caíram sobre dois carros durante uma tempestade. Assustada, Marleide abandonou um dos veículos e gritou para o filho fazer o mesmo. Ao descer do veículo, ele recebeu uma descarga elétrica e não resistiu. A mãe quis socorrer o filho, mas foi impedida por testemunhas, que temiam um novo choque. O Corpo de Bombeiros (CBMDF) tentou reanimá-lo, mas Adrian não resistiu.
22/03 – O técnico de som Renato Pena do Carmo, 32, sofreu uma descarga elétrica quando trabalhava na montagem de um evento no estádio Mané Garrincha e morreu no local. O CBMDF socorreu o homem, mas após aproximadamente uma hora de manobras ele não resistiu. A empresa que administra o estádio, a Arena 360, divulgou uma nota lamentando o caso e manifestando “sentimentos à família, amigos e colegas de trabalho”.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Festival que destaca empreendedorismo de mulheres será realizado neste sábado (5) em Ceilândia
Evento reúne atividades de formação e apresentações culturais a partir das 9h Com o objetivo de promover a arte, cultura e o empreendedorismo na periferia, o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) realiza neste sábado (5), o Festival A Renda Delas, que pretende valorizar o protagonismo feminino de mulheres da Ceilândia e Sol…
-
Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central
Um dia depois de o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciar inovações no Pix, o órgão divulgou as datas prováveis para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas. As novas ferramentas devem estar disponíveis nas seguintes datas: Pix parcelado O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o…
-
Bancos de leite humano: Férias e feriados são períodos de maior necessidade de doação no DF
Os estoques de leite materno no Distrito Federal costumam diminuir entre o fim e o início do ano, período marcado por férias e feriados, o que impacta a regularidade das doações. A rede da Secretaria de Saúde (SES-DF) tem como meta a coleta de dois mil litros de leite por mês. Entre janeiro e fevereiro,…