youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Proprietário da Campeão da Construção, Valter Domingues, fala ao TaguaCei sobre como fundou a empresa e comenta os rumos da economia para o próximo período

By  |  0 Comments

Quem vive em Ceilândia com certeza já consumiu ou ouvir falar na loja de material de produtos para construção civil, a Campeão da Construção. Mas poucos conhecem seu proprietário, já que Valter Domingues Coelho fica mais no setor administrativo da loja. Mas, o jornal TaguaCei, conseguiu um furo, podemos assim dizer, esta semana ao conseguir falar com o empresário. A entrevista, que aconteceu por intermédio do jornalista Jeová Rodrigues, foi concedida na sede da loja em Ceilândia.

Durante quase 20 minutos de bate-papo, Valter Domingues falou sobre sua chegada ao Distrito Federal, sua migração para o ramo de vendas de materiais de construção e avaliou a situação econômica do país neste momento de pandemia. A entrevista pode ser conferida na íntegra no final da matéria.

O começo

Quando Valter Domingues chegou no DF, isso em 1973, o empresário tinha na época, 11 anos. Órfão de pai aos 9 anos, ele chegou com a família vindo de uma fazenda próximo a Patos de Minas (MG) junto de sua mãe e irmão. Depois, de um tempo vivendo na extinta Vila Dimas, em Taguatinga, Valter começou a trabalhar para se sustentar e ajudar a família. No início, os serviços foram os mais diversos e teve sua carteira de trabalho assinada quando tinha 14 anos, quando trabalhava como entregador de jornal no Plano Piloto.

Depois, a vida do futuro empresário foi como de todo brasileiro que, sem apoio, mas com vontade e determinação de trabalho, atuou em vários segmentos, sendo empacotador nas lojas Americanas, “quando ainda tinha secos e molhados”, office-boy, balconista de lanchonetes e padarias. Mais tarde Valter curso pedagogia, mas trancou a matrícula, após perceber que sua vida se enveredaria pelo ramo comercial.

Com o avanço da idade, Valter, junto de outros irmãos, arrendou uma lanchonete e uma frutaria próximos a um posto de gasolina numa rodovia perto de Belo Horizonte. “Até que aos 18 anos eu comecei no ramo de empreendimentos, no ramo do setor produtivo”, lembra.

A Campeão da Construção está entres as 50 empresas do setor de varejo que mais vendem no Brasil

Mas o negócio não durou muito e logo Valter e sua família voltou ao DF, desta vez, para o P Sul, em Ceilândia, ondem montaram uma padaria. Porém, ao lado desta padaria, havia uma madeireira, conhecida por Jacuí, não demorou para Valter e seus irmão perceberam que ali poderia ser um novo nicho de comércio e compraram a madeireira após venderem a padaria.

Neste novo empreendimento, Valter ficou junto de seus irmãos até basicamente o fim da madeira, e saiu da sociedade em 2005, dando início a um projeto próprio, que foi a criação da Campeão da Construção.

“Não queria sair de Ceilândia, conhecia o mix a ser vendido aqui, conhecia também o mercado onde eu poderia trabalhar e conseguir bons êxitos”, diz Valter.

Crescimento e credibilidade

A Campeão da Construção é um exemplo de comércio a ser estudado. Quem afirma isso é o consultor da empresa, Hércules Isaac. Para ele, o fato da Campeão ter nascido na periferia e se expandido para o centro – hoje a Campeão tem uma segunda unidade no SIA – é uma caso raro no mundo dos negócios. Além disso, Isaac lembra que as lojas da Campeão é apenas uma parte de um projeto empresarial que vai além.

“Eu falo que a Campeão da Construção é um iceberg. As lojas é a ponta dos icebergs, por trás disso, tem uma grande estrutura que são os dois centros de distribuição nosso, que são localizados em Taguatinga”, explica Isaac.

O consultor da Campeão do Construção, Hécules Isaac (à direita), lembra que a empresa vai além das duas lojas; ‘a Campeão da Construção é um iceberg”

Hoje a Campeão da Construção está solidificada segmento de vendas do DF. Com mais de 25 mil m² para servir seus clientes, as lojas da empresa possuem um estoque com mais de 30 mil produtos. Em relação ao ano passado, as lojas da Campeão, segundo o próprio Valter, teve um crescimento nas vendas neste primeiro semestre de 30%. “A expectativa do nosso segmento é muito positiva para os próximos períodos. E nós vamos continuar mantendo a tradição de levar o melhor produto, com o menor preço, aos nossos clientes”, ressalta Valter Domingues.

Ainda segundo Valter, a Campeão é hoje o terceiro maior faturamento do DF. E está entre as 50 maiores revendedoras de varejo do Brasil.

Momento atual

A pandemia de covid-19 não afetou diretamente os serviços da Campeão da Construção, porque a loja é considerada como fornecedora de serviço essencial. Com isso, durante os meses em que o comércio no DF ficou impedido de funcionar, a Campeão conseguiu manter o funcionamento de suas atividades dentro de uma normalidade possível. Para isso, um forte aparato de medidas de segurança foi montado nas lojas da empresa para dar segurança aos clientes e funcionários, assim como respeitar os protocolos da Secretaria de Saúde do DF e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Houve crescimento nas vendas, a gente espera que o Brasil saia economicamente bem, firme, que dê suporte para os empresários do país. Mas também nos preocupamos com a população, todo cuidado agora é necessário”, lembra Valter.

Ano passado a Campeão da Construção expandiu seus serviços e fundou uma unidade da loja no SIA para atender o público da região central do DF

Neste período da pandemia, a Campeão da Construção chegou a distribuir cestas básicas à população e também disponibilizou um caminhão de som para conscientizar as pessoas sobre os riscos e cuidados da doença.

“Nós, enquanto empresa, entendemos que temos que participar da sociedade. E a Campeão retribui nossos serviços à sociedade desta forma”, lembra o consultor.

Desta forma, a Campeão faz justiça aos prêmios internacionais que tem ganhando nos últimos anos, por ser não só uma das empresas que mais vende na América Latina, mas também por ter responsabilidade social.

Para conhecer os produtos da Campeão da Construção clique aqui.

Conheça as lojas da Campeão nos seguintes endereços:

Unidade Ceilândia

Endereço: 

EQNM 3/5 Bloco E Lojas 1 a 5 – Ceilândia Sul
(próximo à Administração da Ceilândia)

Telefone: (61) 3372-0708

Unidade SIA

Endereço: 

SIA Trecho 2 Lotes 645/720
(em frente aos Correios)

Telefone: (61) 3035-0303

https://youtu.be/cTkrdDxY30g

Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
Não esqueça de ativar o sininho para que você seja notificado dos novos
vídeos:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *