Ir para o conteúdo
Casa Trânsito Esplanada fica aberta durante julgamento de denúncia contra Bolsonaro
Trânsito

Esplanada fica aberta durante julgamento de denúncia contra Bolsonaro

Compartilhar
Compartilhar

A análise da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras sete pessoas, no Supremo Tribunal Federal (STF), nestas terça-feira (25/3) e quarta-feira (26/3), contará com segurança reforçada e gradis na Praça dos Três Poderes. A Esplanada dos Ministérios, porém, permanecerá aberta.

Conforme revelado pelo Metrópoles, o STF adotará um esquema de segurança robusto, com reforço de policiais militares, principalmente após a Corte receber ameaças por meio de canais de comunicação e telefonemas.


Denúncia

  • O STF julgará ação contra o chamado núcleo 1 da denúncia da PGR. Esse núcleo inclui Bolsonaro, Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira, Augusto Heleno e Braga Netto.
  • Os ministros a julgar são: Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Flávio Dino. Eles vão analisar se aceitam ou não as acusações.
  • Entre os crimes imputados ao ex-presidente e aos outros denunciados, estão liderança de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Em reunião entre a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e a equipe de segurança do STF, ficou definido que não haverá bloqueios na Esplanada, mas haverá monitoramento contínuo da inteligência da pasta do DF, com possibilidade de intervenções no trânsito e no perímetro dos prédios ministeriais.

A análise da denúncia ocorrerá no plenário da Primeira Turma, localizado no anexo do STF. O policiamento, por orientação do Departamento de Operações (DOP) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), também será concentrado nessa área, além da atuação do corpo de segurança da Corte. No entanto, assim como na Esplanada, não há previsão de interdição no trânsito na região.

A medida é preventiva, apesar de não haver registros de manifestações em massa para os dias do julgamento, que ocorrerá em sessões divididas por decisão do ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma.

Avaliação preliminar

Apesar de haver a análise da denúncia da PGR, não é o julgamento de mérito da questão. Os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Flávio Dino não vão dizer se os acusados são culpados ou se devem ser presos.

Trata-se do recebimento ou não da denúncia. É uma avaliação preliminar sobre o caso, quando os ministros dizem se há indícios mínimos na investigação.

Se o colegiado entender que sim, existem indícios, será aceita a denúncia. Assim, os acusados pela PGR viram réus e será aberta ação penal contra eles. A partir disso, começa a instrução do caso, com depoimentos dos réus e das testemunhas. Somente depois de toda a instrução, ocorre o julgamento dos fatos.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Trabalhadores com carteira assinada já podem migrar dívidas para o Crédito do Trabalhador

    Trabalhadores com carteira assinada já podem migrar dívidas para o Crédito do Trabalhador

    Nova etapa do programa permite trocar CDC e consignado tradicional por crédito com juros mais baixos; medida vale até julho e promete aliviar o bolso de milhões de brasileiros Os trabalhadores com carteira assinada já podem migrar dívidas contraídas em outras instituições financeiras para o Crédito do Trabalhador, programa federal que oferece empréstimos consignados com…

  • Tuta, apontado como sucessor de Marcola no PCC, é preso na Bolívia

    Tuta, apontado como sucessor de Marcola no PCC, é preso na Bolívia

    Marcos Roberto de Almeida, o “Tuta”, constava na lista da Interpol e foi detido em Santa Cruz de la Sierra por uso de documentos falsos Em uma operação conjunta entre a Polícia Federal do Brasil e a Fuerza Especial de Lucha contra el Crimen (FELCC) da Bolívia, foi preso na tarde desta sexta-feira (16/5) em Santa Cruz…

  • Mato Grosso reforça fiscalização sanitária no estado contra gripe aviária

    Mato Grosso reforça fiscalização sanitária no estado contra gripe aviária

    Mato Grosso não possui casos de gripe aviária e pede que a população não deixe de consumir ovos ou carne de frango O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) aumentou a fiscalização sanitária no estado neste fim de semana. Segundo o órgão, o monitoramento será feito em propriedades rurais que possuem aves de fundo de…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Ponte JK passará por manutenção e ficará interditada. Veja datas

A partir desta quarta-feira (14/5), o trânsito na Ponte JK passará por modificações para...

Ato convocado por Bolsonaro em Brasília terá parte da Esplanada fechada e bloqueio no Congresso

O ato convocado para esta quarta-feira, 7, por Jair Bolsonaro (PL), em...

XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais impacta trânsito no Eixo Monumental

Em razão da realização da XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais,...

Detran-DF organizará o trânsito no Morro da Capelinha nesta sexta-feira (18)

Nesta sexta-feira (18), ocorre a tradicional encenação da Paixão de Cristo, no...