CLDF celebra o Dia do Policial Legislativo
A Câmara Legislativa do Distrito Federal comemora o Dia do Policial Legislativo, nesta segunda (24), às 19h. A iniciativa, do deputado Wellington Luiz (MDB), prestigia com moções de louvor os profissionais da Casa, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal pelos serviços prestados.
“O objetivo de celebrar essa data é reconhecer o trabalho e as complexidades das funções desempenhadas, especialmente, na manutenção da ordem e da segurança do legislativo”, salienta Wellington Luiz.
A categoria é responsável por realizar o policiamento ostensivo e garantir a proteção dos parlamentares, servidores e civis nos órgãos legislativos. Os profissionais também atuam no combate a delitos e na apuração de infrações penais que aconteçam dentro das instituições.
23 de junho
O Dia do Policial Legislativo foi instituído em 2021, pela Lei Federal 14.262, a ser celebrado anualmente em 23 de junho. A escolha da data rememora a criação de uma força policial para proteger a Assembleia Nacional Francesa da repressão do rei Luís XVI em 1789. A oficialização da atividade foi, posteriormente, adicionada à Constituição Francesa de 1791.
No Brasil, o policial legislativo é uma das carreiras mais antigas constitucionalmente, prevista desde 1824, ano de outorga da primeira Carta Magna do país. Na Constituição Federal vigente, o exercício da categoria compreende a Câmara Distrital, a Câmara dos Deputados e o Senado.
Com informações da CLDF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- A trajetória do esforço do governo brasileiro pela Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
- Sancionada a lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha
- Hemocentro de Brasília lança campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue
- Redução da alíquota do ITBI vai acelerar regularização de clubes no DF
- Corte de R$ 6 bilhões no Orçamento: “Há dificuldades em reduzir deficit”