Ministério da Saúde garante apoio em novas habilitações do HCB
Em visita ao hospital, o secretário executivo Swedenberger Barbosa mostrou interesse em ajudar na oferta de novos tratamentos
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) recebeu o secretário executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, nesta segunda-feira (25). Acompanhado pela secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, ele se informou sobre a história do HCB, a forma de gestão e o tipo de atendimento oferecido.
Barbosa se mostrou bastante satisfeito e prometeu estreitar os laços entre o HCB e o Ministério da Saúde. Durante a visita, ele verificou que o hospital é habilitado em neurocirurgia, terapia nutricional enteral e parenteral, transplante de medula óssea autogênico e alogênico aparentado e habilitado Unacon em oncologia pediátrica.
Segundo a superintendente executiva do hospital, Valdenize Tiziani, a instituição tem o interesse de alcançar mais habilitações, ofertando novos tratamentos. “Gostaríamos de avançar com a habilitação para realizar transplantes hepáticos e renais e estabelecer um centro de referência para tratamento das anomalias vasculares. Além disso, o Hospital da Criança de Brasília busca estabelecer uma unidade dedicada à pesquisa, especialmente para que possamos trazer as terapias avançadas: terapia gênica, celular, molecular – e, assim, oferecer o que há de mais avançado para as crianças”, explicou Tiziani.
O secretário executivo destacou a satisfação dos usuários do HCB com os procedimentos já oferecidos e garantiu que “interessa demais, ao Ministério da Saúde, fortalecer e ampliar novas habilitações, em diferentes campos”.
Parcerias
“A garantia de ter um Sistema Único de Saúde (SUS), com um papel muito bem definido entre o que é o setor público e o que é o setor privado, é essencial”Swedenberger Barbosa, secretário executivo do Ministério da Saúde
O secretário executivo, que conheceu a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, a enfermaria e a área dedicada aos exames de imagem. “O grau de excelência que vocês desenvolvem aqui é exemplo para todos nós, na saúde”, elogiou. Barbosa também visitou o Espaço da Família, constatando a presença da sociedade civil – por meio da atuação da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) – dentro do HCB.
“A garantia de ter um Sistema Único de Saúde (SUS), com um papel muito bem definido entre o que é o setor público e o que é o setor privado, é essencial. Vocês mostram um componente ainda mais forte, agregam a população como defesa de um patrimônio desses. Isso é um paradigma do ponto de vista do SUS”, afirmou Barbosa.
A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, destacou o apoio que o HCB recebe por meio de campanhas da Abrace e de emendas parlamentares, explicando que essas parcerias ajudam o terceiro setor a crescer. “Esse é o SUS que dá certo; esse é nosso sonho, que tenhamos outros modelos exitosos no Distrito Federal”, disse Florêncio.
*Com informações do HCB
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.