youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Afeprace conquista um caminhão basculante e uma retroescavadeira para ajudar na limpeza da Feira do Produtor de Ceilândia

By  |  0 Comments

Em entrevista ao TaguaCei, o presidente da Associação dos Feirantes Produtores
Rurais e Atacadistas da Feira de Ceilândia e Entorno (Afeprace), Vilson José de Oliveira, anunciou que a Feira do Produtor de Ceilândia acaba de receber, via emenda parlamentar do deputado federal Rafael Prudente (MDB), uma retroescavadeira e está para chegar, nos próximos meses, um caminhão basculante que irão compor os maquinários que fazem a limpeza diariamente do espaço.

De acordo com Vilson, a retroescavadeira veio após a Afeprace concluir um plano de trabalho que foi acatado pela Superintendências de Agricultura e Pecuária (SFA), órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“O deputado Rafael Prudente nos procurou para saber o que a feira estava necessitando para melhorar os serviços internos, e nós colocamos para ele a necessidade de alguns equipamentos para poder fazer a manutenção e a coleta dos resíduos. Agora nós fomos contemplados com uma retroescavadeira 0 km de tecnologia super avançada, é coisa de primeiro mundo”, disse Vilson. “E agora nós estamos aguardando a chegada de um caminhão basculante que vai ser entregue até no meio do mês de novembro”, antecipou.

Conforme o presidente da Afeprace destaca, esses maquinários são fundamentais para o dia a dia da feira, uma vez que a quantidade de resíduos produzidos no decorrer do dia no espaço é muito grande. “A feira tem uma área de 153.000 metros quadrados, e, devido a entrada e saída de caminhões, cai muito resíduo e a gente está sempre precisando de fazer a limpeza e a manutenção desses materiais que são gerados. Então a retroescavadeira vem numa boa hora”, lembra.

A feira já conta com dois caminhões basculantes para fazer o serviço, mas o presidente diz que os equipamentos não são suficientes, uma vez que o fluxo de vendas na feira tem aumentado nos últimos anos.

“A feira vem numa crescente, ela está sempre evoluindo e sempre a gente vem buscando bons empresários que acreditam no potencial da feira, que queiram investir dentro da Feira do Produtor para gente melhorar a comercialização dos produtos. Por isso, hoje nós temos diversificado bastante os produtos que é comercializados, nós temos bons empresários e a gente acredita muito nesse potencial e se tiver empresários que queira acreditar na feira, que queira investir na Feira do Produtor, nós estamos aqui para poder fazer a ponte entre Afeprace o Estado”, afirma Vilson.

A boa relação do presidente da Afeprace com o poder público já resultou em outros ganhos, como o campo sintético de futebol, inaugurado ano passado, e a construção de mais um estacionamento dentro da feira.

“A nossa obrigação é fazermos esse meio de campo entre a o Estado e a associação. Nós já tivemos algumas reuniões há pouco tempo junto com o secretário de governo, Zé Humberto, para poder fazer a legalização de todos os boxes, para termos um documento definitivo, pois com isso, teremos segurança jurídica para os nossos feirantes. Então, nós temos feito esse meio de campo, essas negociações com o Estado, e temos tido muito sucesso, estamos muito felizes por termos essa credibilidade junto ao Estado”, explica Vilson.

Portaria informatizada

Mas não é só de investimento público que a Feira do Produtor de Ceilândia sobrevive atualmente. Devido o alto volume de vendas e comércios praticados dentro do espaço comercial, a associação se prepara agora para investir na construção de uma portaria informatizada que irá, entre outras coisas, garantir um maior controle de entrada e saída de veículos dentro da feira.

“É uma portaria moderna, totalmente informatizada, adequada para entrada e saída de caminhões. Nós já temos uma balança para pesar até carreta, é uma balança que a associação adquiriu com recursos próprios, e agora estamos modernizando com esse projeto, que já está na Novacap, com Fernando Leite [presidente da Novacap]. Nós já estamos trabalhando em conjunto para termos essa uma nova portaria, que vai ser muito eficaz”, diz Vilson.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025

    Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025

    O procurador-geral da República, Paulo Gonet, decidiu que só apresentará a denúncia contra Jair Bolsonaro (PL) e outros 36 indiciados por tentativa de golpe de Estado em 2025. A análise detalhada do extenso relatório da Polícia Federal, que conta com mais de 800 páginas, será fundamental para a construção de uma denúncia robusta, segundo aponta…

  • Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento

    Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento

    O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (21), o decreto 46.541 que determina a criação da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev) dentro do organograma da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O ato ocorreu no gabinete do chefe do Executivo e contou com a participação do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, do…

  • PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado

    PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado

    A Polícia Federal vai indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas por participação em uma tentativa de golpe de Estado e por integrar uma organização criminosa, que pretendia derrubar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito em 2022, do poder. As informações foram obtidas pelo Correio junto a fontes na corporação. O relatório final do inquérito que…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *