
Planalto vai chamar líderes nos próximos dias para apresentar pacote de corte de gastos
O governo federal está se preparando para lançar um conjunto de medidas destinado ao corte de gastos públicos e pretende envolver os líderes partidários do Congresso Nacional para garantir o apoio necessário à aprovação das propostas. A iniciativa, liderada pelo Palácio do Planalto, é vista como um esforço estratégico para equilibrar as contas públicas e manter a estabilidade econômica. A informação foi divulgada pelo jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, está à frente da articulação política e já trabalha na organização de uma reunião com os líderes do Legislativo. A proposta deverá ser apresentada nos próximos dias, após ajustes finais em uma reunião marcada para esta segunda-feira (25) entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Durante uma coletiva de imprensa na semana passada, Haddad adiantou o progresso das discussões: “Vamos passar para o presidente a minuta dos atos que já foram minutados pela Casa Civil e, ao fim da reunião de segunda-feira, estaremos prontos para divulgar. Se faremos isso na própria segunda ou na terça, é uma decisão que a comunicação vai tomar, mas os atos já estão minutados”.
Estratégia e contexto
O governo busca transmitir confiança ao mercado e às lideranças políticas, apontando o pacote como essencial para conter o aumento do déficit fiscal previsto para os próximos anos. A Casa Civil teve papel central na elaboração das medidas, enquanto a Fazenda conduziu os cálculos e projeções que sustentam o plano.
A escolha por envolver os líderes do Congresso antes do anúncio oficial reflete uma estratégia política para evitar ruídos e potencializar a adesão às medidas. Esse alinhamento prévio também busca minimizar o desgaste do governo em um cenário político marcado por disputas internas e desafios econômicos.
Com a divulgação iminente, a expectativa é que o pacote contenha cortes direcionados a despesas discricionárias e ajustes em benefícios tributários considerados ineficientes. A decisão de anunciar o plano logo após a reunião de segunda-feira ou na terça dependerá da estratégia de comunicação final do governo.
Com informações do portal 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília
Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do…
-
Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela
O governo da Colômbia declarou emergência sanitária por febre amarela. De acordo com o ministro da Saúde do país, Guillermo Afonso Jaramillo, os casos da doença vem sendo registrados na região desde setembro do ano passado. Ao longo deste ano, segundo ele, apesar dos esforços para conter as infecções, o cenário se agravou. “Ao todo,…
-
Paciente com câncer se casa na capela do Hospital de Base
A equipe de enfermagem e multiprofissional da enfermaria de hematologia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) ajudou a tornar possível mais um pedido de um paciente. Na segunda-feira (14), foi realizada, em uma celebração emocionante, o casamento de Marcos Suel do Vale de Jesus, de 26 anos. Internado na unidade desde 28 de…