
DF: 17% dos homicídios em 2024 ocorreram em distribuidoras de bebidas
O balanço de criminalidade dos últimos 10 anos apresentado pelo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), Sandro Avelar, nesta terça-feira (25/2), revelou que 17% dos homicídios cometidos em 2024 ocorreram em estabelecimentos que vendem bebida alcoólica. Para reduzir os indicadores de violência e evitar crimes do tipo, a pasta defende a redução do horário de funcionamento das distribuidoras de bebidas na capital federal.
Segundo Avelar, as distribuidoras de bebidas no Distrito Federal funcionam 24 horas por dia, o que potencializa as possibilidades de crime em estabelecimentos do tipo. Legalmente, as distribuidoras não seguem as mesmas regras de bares e restaurantes, com a finalidade apenas de distribuir produtos, sem característica de oferecer ao cliente um ponto de consumo.
“Elas se aproveitam de um alvará que as beneficia, já que, em princípio, uma distribuidora não é considerada um estabelecimento de risco. Contudo, é justamente nesses locais que se observa o aumento de homicídios e outros crimes graves em regiões como Itapõa, Paranoá e Ceilândia”, conclui o secretário.
A pasta pretende apresentar o debate para o Governo do Distrito Federal (GDF) e para a sociedade. O mapeamento dos homicídios em 2024 também apontou que 95% das vítimas são homens. Chama a atenção o uso de armas brancas e também o envolvimento crescente de pessoas em situação de rua.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Geraldo Magela apoia pré-candidatura de Érika Kokay ao Senado e diz que irá concorrer internamente para ser candidato ao GDF em 2026
O ex-deputado federal Geraldo Magela (PT) disse, ao Correio Braziliense, que irá concorrer nas eleições internas do Partido dos Trabalhadores (PT) para ser candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) em 2026. A informação, que foi divulgada na coluna da jornalista Ana Campos, mostra que o petista defende que o partido tenha candidatura própria ao…
-
Divulgada lista extra com quase 3 mil novos contemplados do Prato Cheio
A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) incluiu 2.956 novas famílias no programa Cartão Prato Cheio. A divulgação da lista extra ocorre uma semana após o anúncio de 15.723 novos contemplados, totalizando 18.679 famílias beneficiadas neste mês. A inclusão desses novos participantes resulta de um esforço concentrado da pasta para atender todas as…
-
Liberação de dinheiro do FGTS retido pelo saque-aniversário terá limite inicial de R$ 3.000
O Ministério do Trabalho e Emprego informou nesta terça-feira (25) que, na primeira etapa da liberação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) retido por causa do saque-aniversário, será pago o limite de R$ 3.000 por trabalhador. Se o valor a receber for superior, o saldo restante será liberado em uma segunda etapa,…