Ir para o conteúdo
Casa RELAÇÕES INTERNACIONAIS Lula anuncia venda de 15 aviões da Embraer para companhia japonesa
RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Lula anuncia venda de 15 aviões da Embraer para companhia japonesa

Compartilhar
Compartilhar

Embraer fechou o acordo durante visita da comitiva brasileira ao Japão, e venderá 15 aviões E-190 para a All Nippon Airways (ANA), com possibilidade de vender mais cinco aviões.

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quarta-feira (26/3), que a Embraer fechou a venda de 15 aeronaves modelo E-190 para a companhia aérea japonesa All Nippon Airways (ANA), com sinalização de compra de mais cinco no futuro.

A venda foi fechada no valor de R$ 10 bilhões, e a ANA é uma das maiores companhias aéreas do país asiático.

“A Embraer tornou-se a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, e tem mercado importante aqui no Japão. A ANA, maior companhia aérea japonesa, anunciou e fez acordo hoje para a compra de até 20 jatos E-190 da Embraer, que eu posso dizer ao primeiro-ministro Ishiba que é de muita qualidade os aviões da Embraer”, disse Lula.

O presidente comentou o acordo durante o encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Japão, em Tóquio. “Quem compra 20 pode comprar um pouco mais, e quem sabe todas as empresas japonesas podem voar de avião da Embraer”, acrescentou

O E-190 é um jato comercial da Embraer com capacidade para até 100 passageiros, normalmente utilizado em voos domésticos, com autonomia máxima de 4.500 quilômetros. É o mesmo modelo que foi atingido por um míssil no Cazaquistão. Apesar dos danos, os pilotos conseguiram pousar, e cerca de metade da tripulação da aeronave sobreviveu.

Aviões e combustível sustentável

Após a fala do presidente, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, comentaram a venda em conversa com a imprensa.

Para Costa Filho, a venda representa um avanço da aviação brasileira no mercado internacional. Ele também destacou o acordo de cooperação firmado durante a visita do presidente Lula para alavancar a venda do Combustível Sustentável da Aviação (SAF, na sigla em inglês) para o Japão.

“Isso é significativo para a indústria do agronegócio brasileiro. Estamos trabalhando ao lado de todos os ministros e com o primeiro ministro do Japão para que 10% do combustível aqui no Japão possa ser fruto de etanol”, afirmou o ministro. Ele defendeu ainda que os voos diretos entre Brasil e Japão sejam retomados, o que não ocorre há 14 anos.

Já o presidente da Embraer disse estar “muito feliz” com a venda de aeronaves para o Japão. “Essa decisão pelos aviões da Embraer reforça e endossa o produto, e vai ser importante para a gente entrar em outras linhas aéreas, de outros países”, pontuou.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Lula volta à China em hora de tensão com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta à China nesta semana...

Trump ordena tarifa de 100% sobre filmes produzidos no exterior

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou nesse domingo (4) uma...

China acelera substituição da soja dos EUA pela brasileira, enquanto exportações agrícolas americanas desabam com tarifas

Uma reportagem do Global Times revelou que a crise no comércio agrícola entre Estados Unidos...

Brasil comanda a partir de hoje reunião de chanceleres do BRICS

O encontro de chanceleres do Brics, que acontece nesta segunda (28) e...