TCDF suspende pagamento por baixa qualidade de concreto da Estrutural
O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) determinou a suspensão dos pagamentos ao Consórcio DF-095, formado pelas empresas NG Engenharia e Construções e ETERC Engenharia, responsável pela pavimentação da Via Estrutural, após constatar “baixa qualidade” do concreto.
A Corte de Contas considerou a proximidade do encerramento do contrato de R$ 54 milhões, que ocorrerá em 31 de dezembro de 2024. Segundo o Portal da Transparência do Distrito Federal, o Consórcio DF-095 recebeu R$ 12 milhões até o momento.
Uma inspeção realizada pela Corte de Contas com suporte do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal “trouxe dados preocupantes sobre o cumprimento do contrato”, segundo o TCDF. Os técnicos avaliaram a qualidade do concreto colocado sobre o asfalto da Via Estrutural, com base no Índice Internacional de Irregularidade (IRI) – que verifica se a estrada tem buracos, afundamentos, rachaduras, desníveis, ondulações ou outros problemas que causam desconforto ao usuário, podem comprometer a segurança e prejudicar a drenagem superficial.
O resultado apontou que duas faixas da Via Estrutural, no sentido Plano Piloto, têm 76% e 74% dos trechos em desconformidade com o critério técnico de aceitação dos serviços. No sentido contrário, quando motoristas vão rumo a Ceilândia, 58% e 53% de duas faixas estão com problemas. As faixas mais externas em ambos os lados da pista têm 18% dos trechos em desconformidade.
Na decisão, do dia 14 de agosto, o TCDF deu prazo de 30 dias para o consórcio e o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) apresentarem esclarecimentos sobre as irregularidades apontadas na inspeção.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Projeto de autoria do distrital Ricardo Vale busca valorizar direitos trabalhistas de terceirizados
- Calendário Bolsa Família 2024: veja datas de pagamentos de novembro
- ‘Baile Lotadão’, Oswaldo Montenegro e stand up com Rodrigo Marques são atrações do fim de semana no DF
- Hemocentro reforça pedido por doação de sangue, em mês com muitos feriados
- Começa fiscalização do licenciamento para veículos de placa final 3, 4 e 5