Quem era Nathalia Urban, jornalista brasileira que morreu na Escócia
A jornalista brasileira Nathalia Urban, 36 anos, morreu nesta quarta-feira (25/9) em Edimburgo, na Escócia. Correspondente do portal Brasil 247, ela foi responsável pela criação do programa Veias Abertas, um espaço voltado à luta dos povos latino-americanos, exibido na TV 247.
Nathalia nasceu em Santos, São Paulo, e foi criada por mãe solo. Aos 15 anos, mudou-se para João Pessoa, na Paraíba. Iniciou o curso de antropologia, mas o abandonou ao ser aprovada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde passou a estudar ciências sociais. Posteriormente, retornou à cidade natal para cursar jornalismo na Universidade Católica de Santos.
Nathalia chegou a estagiar no jornal A Tribuna, mas, após a morte da avó, buscou novo propósito. Em 2013, mudou-se para Londres, na Inglaterra, ao lado do companheiro. Enfrentando preconceitos e xenofobia, decidiu se estabelecer na Escócia, onde trabalhou em um salão de beleza. As informações são do G1.
O Brasil 247 descreve Nathalia Urban como uma “lutadora pela liberdade de todos os povos” e afirma que ela “deixa um exemplo de humanidade e compromisso com o jornalismo”.
Além disso, era presença constante no programa Bom Dia 247 e apresentava o Globalistas, em que realizava análises sobre questões internacionais ao lado do jornalista Brian Mier.
Em 2021, Nathalia foi destaque na série Grandes Jornalistas, na qual compartilhou sua trajetória e reafirmou o compromisso com o jornalismo como ferramenta de transformação social.
As circunstâncias do acidente que matou a jornalista não foram divulgadas.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Árvore cai e atinge dois carros próximo a escola, na Asa Norte
De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas. Os veículos atingidos pertencem à diretora da escola e ao pai de um dos alunos, que conversaram com a reportagem Árvore fez estragos ao cair em frente a escola na Asa Norte – (crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press) Nesta terça-feira (5/11), uma árvore de médio porte…
-
Rodado em Brasília, “O vazio de domingo à tarde” chega à capital
Filmado em Brasília, o novo filme do diretor Gustavo Galvão, “O vazio de domingo à tarde”, chega aos cinemas da capital no sábado (9/11) Filmado em Brasília, o novo filme do diretor Gustavo Galvão, “O vazio de domingo à tarde”, chega aos cinemas da capital no sábado (9/11). O filme terá uma sessão gratuita no Cine Brasília,…
-
Finalista do Prêmio Jabuti tem 106 anos e ajudou a construir Brasília
Arnaldo Júlio Barbosa escreveu livro de poesias “A jovem Margarida e as proezas do amor” em 1947 e publicou a obra no ano passado Breno Esaki/Metrópoles Um dos finalistas do Prêmio Jabuti na categoria “Escritor Estreante de Poesia” está prestes a fazer 106 anos e publicou seu livro após 80 anos. Arnaldo Júlio Barbosa, anunciado finalista nesta terça-feira (5/11), chegou…