
Mercado de consórcios cresce no Distrito Federal nos segmentos de veículos e imóveis

Aumento nas vendas de cotas de imóveis (17%) e automóveis (33%) marca o desempenho do mercado e de uma das maiores administradoras independentes de consórcios do Brasil
O setor de consórcios no Distrito Federal vem registrando crescimento nos últimos anos, impulsionado tanto pela venda de automóveis quanto pela de imóveis. Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o número de consorciados e as vendas de cotas mantêm uma trajetória de alta, consolidando a modalidade como uma alternativa de investimento e aquisição de bens duráveis.
Automóveis

De acordo com dados da associação do setor, no segmento de automóveis leves, o Distrito Federal ultrapassou a marca de um milhão de cotas vendidas e 4.6 milhões de participantes ativos, entre janeiro e julho. Apesar da retração do tíquete médio, -13,5%, os negócios totalizaram valor próximo a R$ 70 bilhões.
Entre janeiro e agosto, a Embracon, uma das maiores administradoras independentes de consórcios do Brasil, registrou crescimento de 112% de vendas no Distrito Federal, sendo que para vendas de automóveis, o crescimento foi ainda maior, de 135%. Ainda de acordo com a ABAC, o Distrito Federal registrou mais de 155 mil consorciados ativos em 2023.
Imóveis

O mercado de consórcios de imóveis também apresentou crescimento significativo. A modalidade, que já movimentou R$ 93,34 bilhões em 2024, é vista como uma alternativa para driblar a dificuldade de acesso a programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida. No Distrito Federal, as vendas de consórcios de imóveis cresceram 33% em 2023. Já no primeiro semestre deste ano, a Embracon registrou um aumento de 175% em suas vendas no setor. Segundo Marilene Lima, gerente de vendas da filial da Embracon no Distrito Federal, o cenário é impulsionado pela valorização constante dos imóveis na região e pela busca de alternativas de financiamento com condições mais atrativas.
“O crescimento econômico e a melhora na confiança do consumidor têm impulsionado a demanda por bens como veículos e imóveis. Além disso, a ampla divulgação dos benefícios do consórcio tem facilitado o acesso a essas compras, tornando-as mais atraentes e acessíveis para um público mais amplo”, aponta a executiva.
O consórcio, além de não exigir entrada e evitar as altas taxas de juros dos financiamentos tradicionais, permite que o cliente utilize até 25% de sua carta de crédito para oferecer lances e acelerar sua contemplação. Esse formato de poupança programada se tornou cada vez mais atrativo para consumidores que desejam formar ou ampliar seu patrimônio, seja em automóveis ou imóveis, e vem ganhando popularidade como uma solução financeira eficaz e acessível.
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