Ceilândia está entre as cidades beneficiadas pelo programa ‘Ações Urbanas Comunitárias’
Ceilândia é uma das cidades que recebeu o programa “Ações Urbanas Comunitárias”, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). Com o objetivo de melhor a estética das regiões administrativas, o programa é uma junção de força entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a comunidade.
Com base no trabalho voluntário, os próprios moradores atuam na limpeza das regiões administrativas retirando entulho, plantando hortas, pintando espaços abandonados, entre outras ações.
“São mais de dez órgãos públicos engajados em limpeza e urbanização, mas, quando [o mutirão] acaba, fica a cargo dos moradores zelar pelo que foi feito”, diz o subsecretário de Desenvolvimento Regional e Operações nas Cidades, Manoel Alexandre.
O programa foi lançado no ano passado, e segundo o GDF, as atividades acontecem em locais cuja a demanda é apresentada pela própria população local.
Além da Secretaria das Cidades e da Codhab, integram a equipe a Agência de Fiscalização (Agefis), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), o Corpo de Bombeiros Militar, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Polícia Militar, a Secretaria de Saúde e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
Além de Ceilândia, São Sebastião, Gama, Itapoã, Paranoá, Brazlândia, Estrutural e Planaltina.