Sinpro-DF: Veja como acompanhar o tramite de pagamento de professores de contrato temporário
Para garantir o recebimento de seus salários e benefícios, é imprescindível que os professores temporários estejam atentos às diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Em particular, o Sinpro-DF ressalta a importância de os profissionais confirmarem junto às suas escolas se o pedido de exercício foi efetivamente registrado.
A escola deve entrar no sistema que gerencia a contratação temporária e fazer o procedimento de dar o exercício para os(as) professores(as) na instituição. Caso a escola entre no sistema e não faça a solicitação, o(a) professor(a) não estará incluído e não receberá o pagamento. Este é um dos principais motivos que levam o(a) professor(a) temporário(a) a não receber o pagamento.
Veja, abaixo, outros procedimentos imprescindíveis para não ter problemas relacionados à carência, auxílio alimentação, pagamento e das respectivas cargas horárias.
Carência
Assim que o(a) professor escolher e assinar a carência na Regional de Ensino, ele(a) deve comparecer na escola e verificar se de fato a carência que ele bloqueou, existe.
Deixar os dados e contatos (telefone, whatsapp) na escola. Se alguma coisa mudar na modulação da escola, que ela possa assim avisá-lo(a), pois às vezes a carência deixa de existir com a alteração na modulação. Portanto o(a) professor(a) precisa ser imediatamente avisado(a), para ir o quanto antes na Regional de Ensino e tentar outra carência.
Auxílio-alimentação
O Sinpro-DF pede que os(as) professores(as) em regime de contratação temporária fiquem atentos(as) à solicitação do pagamento do auxílio alimentação. Aqueles(as) que já bloquearam a carência devem solicitar o benefício através do novo sistema eletrônico, o SISPE. O valor do benefício é de R$ 640.
O Sinpro-DF orienta os(as) professores(as) temporários(as) a confirmarem se a escola fez a solicitação. Apenas nesse caso, não será necessário abrir uma nova demanda no Sistema.O Sindicato destaca ainda a importância de realizar o procedimento para garantir o recebimento do subsídio.
O acesso será feito utilizando as credenciais do Gov.br para garantir a autenticidade da solicitação, dispensando a necessidade de solicitar acesso externo ao SEI.
Instruções para a solicitação do Auxílio Alimentação:
*Apenas para professores(as) temporários(as) que já bloquearam carência
- Link de acesso:
- https://sistemas.df.gov.br/SPE/Peticionamento?FormularioId=151
- Login: o mesmo usado para acesso do http://gov.br/
Carga/grade horária
É essencial que o(a) professor(a) olhe no Khronos qual é a carga/grade horária em que ele(a) está lançado(a). Por exemplo, se tem uma carga horária (na área específica) de 26 aulas, lá tem que ter exatamente, bem desenhadas, as 26 aulas na grade. Se não estiver lançado de forma adequada, o pagamento virá errado.
Se o(a) professor(a) tiver alguma alteração a qualquer momento do ano (por exemplo, aumentou de 26 para 30 aulas), se não colocar no Khronos as 30 aulas, ele(a) não recebe pelas 30 aulas.
Primeiro dia de trabalho
O(a) professor(a) precisa se apresentar e entrar em exercício no primeiro dia de trabalho. Caso isso não ocorra, ele vai pro final da fila. E o(a) professor(a) também não pode apresentar atestado médico neste primeiro dia, senão ele(a) também perde a carência.
Planilha de Cálculo de Remuneração
O Sinpro já disponibilizou a planilha que calcula a remuneração de contrato temporário de 2024 com as atualizações para a nova tabela salarial (que entrou em vigor em janeiro de 2024). Na mesma planilha, ela também vai calcular o salário a partir de julho, com as alterações que ocorrerão na folha).
Confira aqui a planilha do cálculo
Com informações do Sinpro-DF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Não perca as promoções da Black Friday da Campeão da Construção; centenas de produtos com descontos imperdíveis
- Vendas no comércio crescem 0,5% em setembro e igualam patamar recorde
- Escala 6X1: redução de jornada é tendência mundial, diz Alckmin
- Política de matrícula para migrantes e refugiados na rede pública de ensino é regulamentada
- Duas em cada cinco crianças vulneráveis estão matriculadas em creches