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Metrô-DF registrou aumento de 9% na média mensal de passageiros em 2023

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A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) transportou, em média, 3.553.600 em cada mês do ano de 2023. É uma quantidade 9% superior ao ano de 2022, quando a média mensal ficou em 3.259.919. Foram transportados 42.881.310 usuários em 113.687 viagens em 2023, retornando a números próximos do fluxo pré-pandemia.

As três estações mais movimentadas e também mais rentáveis foram Central, Shopping e Arniqueiras, respectivamente. Desconsiderando as falhas externas (que não estão sob o controle do Metrô-DF), o sistema funcionou normalmente em 99,46% do tempo.

As informações estão no Relatório de Administração de 2023, publicado nesta terça-feira (26), no Diário Oficial do Distrito Federal. O balanço mostra que a companhia faturou R$ 200,5 milhões, um valor 7,6% superior a 2022 e 3% em relação a 2019, ano anterior à pandemia. Dos R$ 200,5 milhões, sendo 195,5 milhões correspondentes à receita tarifária – 98%.

O aumento no volume de receitas não tem relação com o valor da tarifa, que permaneceu inalterado de 2022 para 2023. Vale ressaltar ainda que a relação entre passageiros/aumento de receita não guarda correspondência direta, uma vez que há gratuidades no sistema e receitas extratarifárias.

“A retomada das atividades econômicas em 2022 e 2023 contribuiu para que chegássemos a esse resultado. Ano passado foi de muito trabalho, em que demos a largada em projetos importantíssimos para a população e que estavam parados há muito tempo, como as expansões de Samambaia e Ceilândia”, diz o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral.

Entre as metas para 2024, o Metrô-DF pretende avançar com o projeto de modernização do sistema de energia. Para este ano, estão previstas a análise dos projetos executivos para início da obra de substituição dos relés e a implantação do painel de entrada de energia, além de iniciar a licitação para contratação de empresa que conduzirá os estudos e projetos relativos à migração do sistema de energia para 138 kV

Além dos projetos mais vultosos, o Metrô-DF fez outras entregas, em que se destacam a reforma da praça da estação Ceilândia Norte, com melhoria na iluminação externa; a revitalização da estação Praça do Relógio; a finalização da modernização e atualização do parque tecnológico de bilhetagem, com a instalação de 30 novos bloqueios e 30 validadores; o avanço na execução das obras relacionadas à acessibilidade, com previsão de finalização em 2024; e a entrega de passarela de pedestres na estação Estrada Parque.

Também foram realizados diversos projetos de cunho social e cultural, como exposições e campanhas nas estações, além de ações de sustentabilidade, como parcerias para o descarte correto dos resíduos eletrônicos.

Ressalta-se também a substituição de aproximadamente 3.300 lâmpadas ao longo da via permanente (túnel) e estações Central e Águas Claras, graças à inclusão do Metrô-DF no Programa de Eficiência Energética (PEE), executado pela Neoenergia e regulado pela Aneel. As demais lâmpadas serão substituídas por lâmpadas LED à medida que for necessário substituí-las.

Todos esses projetos foram fundamentais para que o Metrô-DF recebesse mais uma vez o Selo Social, certificação do programa de capacitação que reconhece iniciativas de impacto social, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, e concedido pelo Instituto Abaçaí Brasil.

“Ficamos especialmente felizes também com o recebimento de classificação ‘ouro’ no Prêmio Alto Nível da Controladoria-Geral do Distrito Federal, que mede o grau de adesão das unidades auditadas aos mecanismos de controles internos, e o recebimento de prêmio relativo ao alcance de 100% na avaliação do índice de transparência ativa”, cita o presidente da Companhia.

Em 2023, o Metrô-DF também cadastrou a proposta de aquisição de 15 novos trens no Novo PAC, do governo federal, visando à seleção para a captação de recursos orçamentários. Para a aquisição, estima-se um investimento no valor de R$ 900 milhões. Foram ainda cadastradas as propostas para a conclusão das obras da Estação Onoyama, cujo investimento estimado é de R$ 30 milhões, e o projeto de Modernização do Sistema de Sinalização e Controle de Tráfego, cuja estimativa orçamentária é de R$ 400 milhões.

Entre as metas para 2024, o Metrô-DF pretende avançar com o projeto de modernização do sistema de energia. Para este ano, estão previstas a análise dos projetos executivos para início da obra de substituição dos relés e a implantação do painel de entrada de energia, além de iniciar a licitação para contratação de empresa que conduzirá os estudos e projetos relativos à migração do sistema de energia para 138 kV.

Também pretende iniciar as obras da expansão de Samambaia, cuja empresa já foi contratada, assim como concluir a licitação da expansão de Ceilândia, entre outros projetos, como a conclusão das obras de acessibilidade de 27 estações.

No tocante às receitas extratarifárias, o crescimento superou a média dos últimos cinco anos e representa o maior ganho nos últimos quatro anos, totalizando R$ 5.005,23 milhões. Essas receitas vêm da concessão de espaços para ocupação de terminais bancários e cessão de lojas, responsáveis por 33% e 25% do faturamento desse tipo de receita, respectivamente, sendo os demais 42% do faturamento distribuídos pelos produtos quiosques, publicidade estática e nos trens, mídia digital, entre outros.

A variação positiva das receitas extratarifárias é fruto de uma série de ações efetuadas na área comercial da Companhia, tais como a reestruturação de processos internos, a atualização da tabela de preços dos produtos e a implantação de novos produtos, as quais resultaram no aumento da comercialização dos espaços físicos.

Para o ano de 2024, estão em andamento algumas iniciativas relativas à alteração do Regulamento para Exploração dos Espaços Físicos, revisão do mapeamento dos espaços comerciais nas estações, fortalecimento do marketing comercial e diversificação do portfólio de produtos da Companhia, bem como permanecem os esforços desta empresa para cessão das lojas ainda não ocupadas.

Com informações da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF)

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