Ir para o conteúdo
Casa Legislação Senado aprova PL que obriga acusado de violência a usar tornozeleira
Legislação

Senado aprova PL que obriga acusado de violência a usar tornozeleira

Compartilhar
Compartilhar

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (26/3), um projeto de lei (PL) que altera a Lei Maria da Penha para determinar que agressores usem tornozeleira eletrônica durante aplicação de medida protetiva de urgência.

Por ser um projeto de autoria da Câmara dos Deputados, já aprovado lá, o texto segue agora para sanção presidencial. O PL foi relatado no Senado por Leila Barros (PDT-DF).

A proposta prevê que o uso da monitoração eletrônica por meio da tornozeleira poderá ser feito junto à medida protetiva de urgência. Nesses casos, a vítima seria alertada de uma eventual aproximação indevida do agressor por meio de um dispositivo de segurança.

Inicialmente, o texto previa o alerta por meio de um aplicativo de celular, mas este ponto foi modificado por Leila. “É que muitas vítimas podem não ter um smartphone ou possuir aparelhos que não têm a capacidade técnica de operar o aplicativo de alerta. Além disso, na prática, o alerta de aproximação do agressor vem sendo feito por meio de dispositivo de segurança que emite sinal sonoro e de vibração, mostrando-se, dessa forma, uma solução tecnológica mais adequada”, pontuou a senadora.

O projeto também previa que o agressor tenha o direito de dirigir suspenso e o passaporte apreendido, mas a relatora considerou que as medidas “não oferecerem proteção efetiva à vítima, apesar de cercearem gravemente o direito de ir e vir do agressor”.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Senado aprova cota de 30% em concursos para negros e indígenas

O Senado aprovou hoje (7) o Projeto de Lei 1.958/2021, que reserva...

Projeto prevê centros com suporte 24h a mulheres vítimas de violência

Um projeto de lei apresentado nessa segunda-feira (14/4) na Câmara Legislativa (CLDF) quer instituir...

Sancionada a lei de loteamento de acesso controlado no Distrito Federal

O governador Ibaneis Rocha sancionou a Lei Complementar nº 1.044, que trata dos...

Projeto quer liberar alunos de aulas sobre religião e cultura. Entenda

Um projeto de emenda à Lei Orgânica do Distrito Federal (Pelo) protocolado nesta quinta-feira...