Ir para o conteúdo
Casa Brasil Funai vê povos indígenas ameaçados com aprovação do PL da Devastação
BrasilMeio Ambiente

Funai vê povos indígenas ameaçados com aprovação do PL da Devastação

Compartilhar
Compartilhar

O órgão indigenista lamentou, em nota, a aprovação do projeto do Licenciamento Ambiental no Senado e definiu a proposta como “grave ameaça para os povos indígenas”

Em nota divulgada nesta segunda-feira (26/5), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) manifestou preocupação com o projeto de lei (PLdo Licenciamento Ambiental, aprovado, no último dia 21, pelo plenário do Senado Federal. Para o órgão, a proposta “representa graves retrocessos na proteção dos direitos indígenas e preservação ambiental, além de afrontar a Constituição Federal e Tratados Internacionais ratificados pelo Brasil”.

Entre os pontos mais críticos, a Funai destacou a redução da influência dos conselhos ambientais na definição de parâmetros e a criação da Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC). A modalidade LAC permitiria que empreendimentos de médio porte fossem instalados por autodeclaração, sem a necessidade de estudos de impacto prévios.

Outro ponto de discórdia é a dispensa de licenciamento para obras emergenciais e de uma definição clara do que configura uma emergência, o que poderia abrir brechas para abusos. A Funai ressaltou ainda a restrição da participação de órgãos envolvidos, incluindo a própria Fundação, que só seria ouvida em casos de terras indígenas já homologadas.

Além disso, o órgão indigenista afirmou que, ao excluir sua atuação em territórios indígenas não homologados e restringir a participação dos povos indígenas em decisões sobre empreendimentos com impacto socioambiental, o PL descumpre o direito à consulta livre, prévia e informada, previsto na Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho, também reafirmado pela Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas e pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

“Frente às graves ameaças que o referido Projeto de Lei representa para os povos indígenas e para o cumprimento de suas atribuições, a Funai, autarquia indigenista do Estado brasileiro, reafirma o compromisso com a sua missão de defender e proteger os direitos dos povos indígenas”, declarou.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Grupo espionava ministros do Supremo e matava sob encomenda

Policiais federais cumpriram cinco mandados de prisão preventiva, quatro mandados de monitoramento...

Tragédia de Mariana: Samarco diz ter investido R$ 10 bilhões em reparações

Valor corresponde ao acordo de repactuação de Mariana e inclui indenizações, reassentamentos,...

O que você precisa saber sobre a primeira onda de frio do ano

A previsão é que, até sexta-feira (30/5), as temperaturas apresentem queda de...

Quem são os autores indígenas que se destacam ao ‘expor feridas e expandir nossa visão de mundo’

A pesquisadora Trudruá Dorrico analisa como mudanças em políticas públicas, a atuação...