Analista geopolítico aponta decadência cultural francesa na abertura dos Jogos Olímpicos
Glenn Diesen destaca contradições da cerimônia de abertura e seu significado político
O professor e analista geopolítico Glenn Diesen, em uma postagem no X, discutiu o impacto cultural da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, caracterizando-a como uma “decadência cultural”. Segundo o analista, embora a França seja conhecida por seu longo histórico de cosmopolitismo, a performance olímpica foi globalmente interpretada de maneira negativa. Diesen argumenta que “a performance tinha a intenção de demonstrar tolerância, um componente vital do liberalismo”, mas acabou sendo criticada por sua falta de adequação ao evento.
O analista critica o liberalismo por suas contradições internas, especialmente a tensão entre “tolerância e a suposição de universalismo”, que leva a uma falta de tolerância para com as divergências sobre progressismo e universalismo. Ele sugere que tais contradições são evidentes quando “formam-se consensos culturais através de intolerância e intimidação”.
Diesen também observa uma disparidade na representação cultural, apontando que, enquanto “uma ampla gama de orientações sexuais é exibida com tolerância”, a proibição de hijabs para atletas muçulmanas revela uma “tolerância para mim, mas não para ti”. Essa abordagem contraditória reflete um debate mais amplo sobre os valores aceitos na sociedade contemporânea e suas manifestações públicas durante eventos de grande visibilidade como os Jogos Olímpicos. Confira sua postagem:
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF
- Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
- Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento