Ibaneis inaugura 1ª das sete UPAs prometidas em 2020, com nove meses de atraso
Unidade de Pronto Atendimento do Setor O, em Ceilândia, começou a funcionar nesta sexta-feira (24). Expectativa do governo é atender 35 mil pacientes por mês.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (24), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Setor O, em Ceilândia. Essa é a primeira das sete unidades que o governador prometeu serem “entregues em tempo recorde”, até o fim do ano passado.
De acordo com Ibaneis, a unidade já está em operação – após nove meses de atraso – e a expectativa é atender 35 mil pessoas por mês. “Estamos em débito com a população do DF. Ficamos um ano e meio com nossos hospitais fechados, somente para atendimento à Covid”, disse durante a cerimônia de inauguração. Durante o discurso, o governador ficou sem máscara (veja foto abaixo).
Ibaneis Rocha na inauguração da UPA do setor O em Ceilândia, no DF — Foto: Agência Brasília/Reprodução
Ibaneis também prometeu acelerar a entrega das outras seis UPAs que estão em obras e disse que prevê a entrega de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) até o final deste ano.
“É um momento de retomada da saúde do DF, após um ano e seis meses com quase todos os leitos fechados para atendimento à Covid”, disse.
Prazo descumprido
Em setembro de 2019, o GDF anunciou 15 metas para melhorar a infraestrutura e o atendimento de saúde na capital. Uma delas era a construção de seis novas UPAs, sendo a primeira até dezembro do mesmo ano.
À época, o então diretor do IGES-DF, Francisco Araújo, afirmou que a primeira construção seria em Brazlândia, o que não ocorreu. “As obras ainda não começaram, mas o mapeamento do terreno já foi feito”, disse.
A direção do IGES-DF, que administra as UPAs, prometeu também melhorar a infraestrutura e o atendimento no Hospital de Base, no Hospital Regional de Santa Maria e nas demais Unidades de Pronto Atendimento.
Em abril de 2020, Ibaneis assinou uma ordem de serviço que dava início à construção de sete novas Unidades de Pronto Atendimento. “Até o final do ano, todas elas estarão em funcionamento”, disse Ibaneis, à época.
As novas unidades devem ser construídas nas regiões de:
- Brazlândia
- Paranoá
- Gama
- Ceilândia
- Vicente Pires
- Riacho Fundo II
- Planaltina
FONTE: G1 DF
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber