Ir para o conteúdo
Casa DIREITOS IGUAIS Decreto sobre igualdade salarial de homens e mulheres é regulamentado
DIREITOS IGUAISIgualdade

Decreto sobre igualdade salarial de homens e mulheres é regulamentado

Compartilhar
Compartilhar

Regulamentação da igualdade salarial foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (27/11)

Diário Oficial da União desta segunda-feira (27/11) traz a portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que regulamenta a igualdade salarial entre gêneros. A Lei nº 14.611 mostra a forma como o MTE deve administrar a transparência e os critérios remuneratórios e foi assinada na última sexta-feira (24/11) por Luiz Marinho, chefe da pasta.

A norma começa a valer a partir de 1º de dezembro, segundo a publicação (leia aqui).

A portaria diz que o ministério vai elaborar o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, com informações obtidas pelo eSocial e o Portal Emprega Brasil. Então, a pasta publicará os dados com o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, nos meses de março e setembro de cada ano.

O objetivo é que, se alguma desigualdade salarial e de remuneração for observada, o empregador faça um plano de mitigação dessa diferença. Esse plano precisa conter as ações a serem executadas, além de ser entregue à entidade sindical da categoria. O prazo total será de 90 dias.

Também está prevista a inauguração de um canal de denúncias para discriminação salarial e de critérios remuneratórios. Ele será disponibilizado no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Entenda a lei da igualdade salarial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, em julho, a Lei nº 14.611, que trata da igualdade salarial entre os gêneros, e, na última quinta-feira (23/11), o decreto que regulamenta essa lei, de nº 11.795/2023, foi publicado no DOU.

O decreto afeta empresas com 100 ou mais empregados, que tenham sede, filial ou representação no Brasil. Trata-se de transparência e igualdade salarial entre homens e mulheres, além de estabelecer critérios para funções iguais.

A regulamentação do Decreto nº 11.795/2023 prevê a divulgação de um Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios nas páginas de internet e redes sociais das empresas, que deverá ser disponibilizado para seus empregados, colaboradores e público em geral.

Os relatórios deverão conter pelo menos o cargo ou ocupação dos empregados, bem como os valores de todas as remunerações a seguir: salário contratual; 13° salário; gratificações; comissões; horas extras; adicionais noturno, de insalubridade, de penosidade, de periculosidade, entre outros; terço de férias; aviso prévio trabalhado; descanso semanal remunerado; gorjetas; e outras previstas em norma coletiva de trabalho.

Com informações do Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Direitos das Pessoas com Deficiência: Garantias e Desafios

No Brasil, os direitos das pessoas com deficiência não são meros privilégios,...

Nova legislação amplia medidas de conscientização e proteção para as mulheres

GDF sanciona lei que altera código de defesa da mulher e introduz...

Programa Direito Delas inaugura novo núcleo de atendimento no Gama na segunda (16)

Atualmente há dez unidades em funcionamento no Distrito Federal destinadas ao apoio...

Acordo reforça inclusão de mulheres vítimas de violência no mercado de trabalho

Parceria entre a Secretaria da Mulher e o CNMP reforça o compromisso...