Ex-distrital Ricardo Vale defende frente ampla entre partidos de esquerda e centro-esquerda para derrotar Bolsonaro e Ibaneis em 2022
O ex-deputado distrital Ricardo Vale, que hoje atua como secretário de Organização no Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal (PT-DF), disse em entrevista a nossa equipe de reportagem, que a situação política, seja em âmbito nacional ou distrital, em 2022, só será solucionada por meio de uma grande aliança entre partidos de esquerda e centro-esquerda. Segundo ele, não é momento de separação, mas sim de união, que deverá ser representada no próximo pleito por uma forte aliança entre alguns partidos de esquerda, como PSB, Psol, PV, Rede e PDT, e pelo ex-presidente Lula.
“A conjuntura ainda é muito difícil, mas ele está construindo um arco de aliança com os partidos de esquerda, com partidos de centro, inclusive com alguns partidos de direita, porque o momento agora é de preservar a democracia”, diz Vale.
Para o ex-distrital, somente uma aliança entre esses partidos e outras forças consideradas progressistas poderão reverter os danos causados pela atual política praticada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). Conforme sua constatação, a política errada tem causado a “a carestia, a miséria, o desemprego”, entre os brasileiros.
“Os preços altos, vários brasileiros voltaram para a linha da miséria. Então, essa candidatura do ex-presidente Lula é a esperança de mudança do povo brasileiro”, explicativa.
PT-DF
Quando perguntado sobre uma possível candidatura do ex-presidente Lula em 2022, Vale, de imediato, considera a escolha do nome como “legítima”, mas que irá exigir uma estratégia muito particular em razão do momento. “Se a esquerda e a centro-esquerda, aqui no DF, sair dividida, pode haver a possibilidade de nós fraquejarmos nas eleições e 2022. Por isso precisamos de união, e é por aí que nós vamos buscar o entendimento e vamos ter aqui um grupo forte e com chances de disputar as eleições e ganhar”, afirma.
Sobre os nomes do ex-governador Geraldo Magela e da sindicalista Roseane Côrrea como pré-candidatos ao governo do DF, o ex-distrital ressalta que são dois “bons nomes”, porém, mesmo assim, é preciso, antes, tentar buscar a escolha do representante através de diálogo com outras legendas.
“Ficou bem claro para todos nós aqui no PT-DF que a prioridade da nossa eleição é elegermos o ex-presidente Lula, é a nossa prioridade. Nós aqui no DF precisamos ter muita tranquilidade, muita cautela, construir, como já estamos fazendo, um arco de aliança com partidos de esquerda e de centro-esquerda para termos uma aliança forte para ajudar o Lula a ganhar as eleições aqui na capital também”, diz Vale.
Candidatura
Eleito como deputado distrital em 2014, Ricardo Vale tentou se eleger também em 2018, mas não conseguiu obter um assento na Câmara Legislativa. “Nós tivemos uma situação muito ruim em 2018, foi a pior a eleição de nossa história. Mas mesmo com essa conjuntura difícil nós fizemos um trabalho que tenho muito orgulho”, explica.
A respeito do próximo pleito, Vale é enfático: “estou com meu nome à disposição do partido.”
Outra abordagem feita pelo ex-ditrital foi com relação à formação das federações que passarão a valer em 2022. Os partidos de esquerda, como PSB, Psol, PV e Rede estão conversando sobre o assunto, que para Vale, dará aos partidos a possiblidade construir candidatura em torno de “uma certa identidade programática, e uma certa identidade ideológica”.
“Fica melhor para a sociedade escolher seus candidatos. Os partidos vão ter que procurar candidatos que vão ter que realmente ter uma visão programática, e que tenham uma visão de mundo como partido”, diz.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber