
Posse de deputados distritais tem nova data
A proposta de Emenda à Lei Orgânica (PELO) 1/2023, que altera o artigo 66 para fixar o dia 6 de janeiro como data da posse dos deputados distritais eleitos, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa na manhã desta terça-feira (27).
A mudança objetiva estabelecer simetria com a Emenda Constitucional 111/2021, a qual determina que o presidente da república assumirá o cargo no dia 5 de janeiro e os governadores em 6 de janeiro. O texto, desta forma, visa convergir o texto da Lei Orgânica do Distrito Federal à nova regra. Segundo os legisladores, a posse após as festividades de réveillon dificulta a participação popular e de autoridades, uma vez que as pessoas estão comemorando o ano novo.
O deputado Thiago Manzoni (PL), autor da minuta, apresentou emenda aditiva ao texto, propondo a aplicação da nova data “somente a partir das eleições de 2030”. Segundo o distrital, a alteração visa propor, em âmbito local, transição semelhante à aplicada na Emenda Constitucional 111, que alterou a data de início do mandato dos governadores e resolveu a questão prevendo cláusula de transição, de modo que os mandatos em curso não fossem ampliados. A matéria, aprovada com a emenda aditiva, segue agora para análise da comissão especial de propostas de emendas à Lei Orgânica.
Com informações do Jornal de Brasília
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Programa Vai de Graça ganha reforço a partir deste domingo (6)
- Confira o calendário do pagamento do 13º salário para aposentados
- Greve atrasa declarações de IR
- Reação da China ao “tarifaço” de Trump derrete bolsas no mundo inteiro
- Gilmar rejeita alegação e governo pode cortar salário de peritos do INSS em greve