Economia do DF cresce 7,5% no 2º trimestre deste ao em relação ao mesmo período de 2020
No segundo trimestre de 2021, a atividade econômica do Distrito Federal, mensurado pelo Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal (Idecon-DF), evoluiu 7,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior (2020), sendo o maior crescimento em toda a série histórica do indicador, iniciada em 2012. Os setores que contribuíram para esse resultado foram a Indústria e o setor de serviços, 11,2% e 7,4%, respectivamente. Já a Agropecuária registrou índice negativo de 0,8/%. Na mesma base de comparação, a economia nacional, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cresceu 12,4%. A Indústria subiu 17,8%, seguida pelos Serviços, 10,8%, e a Agropecuária, 1,3%.
No acumulado dos seis primeiros meses de 2021, a economia do DF expandiu 3,8% em relação ao primeiro semestre há um ano (2020). Os números mostram que a economia local reagiu em relação ao segundo trimestre de 2020, o período mais afetado pela pandemia do Coronavírus, como explica Jean Lima, presidente da Codeplan:
Para a secretária adjunta de economia do Distrito Federal, Ana Paula Cardoso, o cenário atual é otimista. “É um cenário que depois de toda a crise, e com os reflexos da retomada, inclusive da influência da vacinação, vemos a possibilidades de reação.”, finalizou.
Indústria
Com peso 4,2% na economia da Capital, a indústria, registrou aumento de 11,2% no segundo trimestre de 2021 comparando com o mesmo período de 2020.
A Construção, responsável por 2,2% da atividade econômica brasiliense e 51,1% do setor industrial, evoluiu 16,6% no confronto dos segundos trimestres de 2021 e 2020. O ritmo de obras no DF aumentou o nível de ocupados na atividade, o que contribuiu para o crescimento desse segmento produtivo. No país, a atividade subiu13,1%.
O grupo Outros da Indústria cresceu 5,7% no segundo trimestre do ano. O desempenho foi influenciado, em parte, pelos consumos de água e energia elétrica, que ficaram acima do registrado em igual período de 2020. O grupo agrega as atividades das Indústrias Extrativas e Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação.
Serviços
O setor de Serviços representa 95,3% da economia local, sendo o maior responsável pelo desempenho econômico do Distrito Federal. Em três meses, abril a junho, o setor cresceu 7,4% em relação a igual período do ano anterior. No país, os dados do IBGE revelaram alta de 10,8%, na mesma base de comparação.
De acordo com o Idecon-DF, a atividade comercial foi a que mais cresceu no segundo trimestre de 2021, 19,4%, frente ao mesmo trimestre do ano anterior. No semestre, subiu 6,7%. O índice nacional registrou evolução trimestral de 20,9% e semestral de 11,6%, de acordo com o IBGE.
Acesse aqui o Idecon-DF_do 2º Trimestre de 2021
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber