youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

GDF nomeou 38% a mais de servidores para a saúde em 2024 do que ano passado

By  |  0 Comments

Profissionais da Secretaria de Saúde também tiveram gratificações e aumento salarial aprovados

Para atender as demandas de uma população cada vez mais crescente, a Secretaria de Saúde (SES-DF) nomeou, neste ano, 2,3 mil servidores. O número é 38,7% maior que as designações feitas em 2023, quando foram chamadas quase 1,7 mil pessoas. “As novas nomeações mostram que estamos de olho nas demandas da sociedade. Trabalhamos permanentemente para garantir um atendimento de qualidade nas unidades do Distrito Federal”, assegura a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

As carreiras com mais provimentos são as de médico, técnico de enfermagem e agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) e Comunitário de Saúde (ACSs). Ao todo, são mais de 31 mil profissionais no quadro da pasta.

As carreiras com mais provimentos são as de médico, técnico de enfermagem, Avas e ACS | Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

A última chamada para integrar a SES-DF foi feita em novembro deste ano, com a designação de 400 ACSs e 400 Avas para atuar, principalmente, contra as arboviroses. “Os provimentos recentes fazem parte de uma estratégia que antecipa o combate ao Aedes aegypti, permitindo que a pasta dê respostas rápidas. Quanto mais profissionais, mais capacidade a Secretaria tem de realizar visitas e monitorar, por exemplo, a dengue”, detalha o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos. Ambas as carreiras irão trabalhar em diversas frentes como vacinação antirrábica de cães e gatos e acompanhamento da qualidade da água e do ar.

Somada às nomeações por concursos públicos, a SES-DF ainda investiu R$ 20 milhões na contratação de 150 anestesistas para diminuir as demandas de cirurgia. A expectativa é realizar cerca de 26 mil procedimentos da lista de espera, ao longo dos dois anos de vigência do contrato.

Com a contratação de 150 anestesitas, a expectativa é realizar cerca de 26 mil procedimentos e zerar a lista de espera em dois anos | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

A pasta conta também com certames em andamento para várias especialidades médicas, enfermeiros, cirurgiões dentistas, técnicos de enfermagem, Avas, ACSs e auditor de atividades urbanas. Ainda está em vigência a contratação temporária de técnico em saúde e médicos generalistas e especialistas.

Contratações temporárias

Em 2024, a gestão de saúde do DF admitiu, temporariamente, médicos generalistas, condutores de veículos de urgência e emergência e técnicos de apoio operacional – padioleiros. Foram 330 contratações, totalizando 6,8 mil horas de força de trabalho para a saúde.

330

Número de contratações temporárias na Saúde em 2024

De acordo com a coordenadora da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), Mabelle Roque, o cadastro de reserva para médicos em contratação temporária foi zerado. “De médico generalista foram convocados o total de 357 aprovados e, ao final, as 200 vagas imediatas foram preenchidas”, diz. Na categoria condutores de veículos foram ocupadas 50 vagas imediatas e 80 de padioleiros.

Aumento e gratificações

No mês de outubro, o Governo do Distrito Federal (GDF) reestruturou e concedeu reajuste de 15% aos técnicos de enfermagem. Já a tabela dos ACSs foi atualizada, alterando o vencimento básico do cargo e criando uma gratificação. Em agosto, todos os servidores receberam aumento de 6%, a segunda parcela do reajuste linear de 18% para servidores do GDF, dividido em três etapas.

O GDF também investiu na reestruturação de carreiras como técnicos de enfermagem | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

Outra conquista dos servidores da SES-DF foi a ampliação de carga horária. A iniciativa serviu para qualificar a força de trabalho e a assistência ofertada de oito carreiras e 54 cargos. “Além de fortalecer a equipe multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial [Caps] onde trabalho, a carga horária ampliada me permitirá, por exemplo, planejar e desenvolver atividades específicas de saúde mental”, avalia o psicólogo André Martins, que atua no Caps II Brasília.

Além de reestruturações nas carreiras, foi divulgado o resultado final do concurso interno de remoção por permuta entre enfermeiros e técnicos em enfermagem do quadro de pessoal da SES-DF. A reivindicação para trocas era uma demanda antiga dos servidores que almejavam alterar a sua lotação de trabalho. “Dessa forma, a pasta investe na qualidade de vida do profissional, que passa a estar cada vez mais perto de casa, diminuindo tempo e custos de deslocamento”, afirma Roque.

O lema é cuidar de quem cuida. Em 2024, as iniciativas da Política de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT), promovidas pela SES-DF e voltadas à valorização, saúde e bem-estar de seus trabalhadores, foram premiadas com o Selo QualiVida. A honraria reconhece ações focadas no aprimoramento do ambiente de trabalho em órgãos públicos.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *