youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Governo adia prazo para que PF assuma fiscalização de CACs

By  |  0 Comments

Mudança ocorreria em 1º de janeiro de 2025, mas ficou para 1º de julho. Atualmente a fiscalização e registro dos CACs é feita pelo Exército.

O governo federal adiou em seis meses o prazo para que a Polícia Federal (PF) assuma a fiscalização dos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs), que hoje é de responsabilidade do Exército. A decisão foi publicada pelos ministérios da Justiça e da Defesa no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (27/12).

A mudança ocorreria já em 1º de janeiro de 2025, mas agora está marcada para 1º de julho de 2025. A transferência de responsabilidade foi acordada entre os dois ministérios em setembro de 2023. Desde então, PF e Exército colaboram para realizar a transição.

Segundo nota do Ministério da Justiça, 200 servidores da PF já foram treinados para realizar a fiscalização dos CACs, e novas formações serão realizadas nos próximos meses. Além disso, Justiça e Defesa vão apresentar em até 60 dias um cronograma para a transferência de responsabilidade. Até lá, a fiscalização segue a cargo do Exército.

Restrições orçamentárias

A mudança faz parte do pacote apresentado pelo governo federal ainda no início do mandato para restringir o acesso a armas de fogo e aumentar a fiscalização. O adiamento ocorreu após pedido da PF, que argumentou ter orçamento e efetivo insuficientes para assumir a função agora em janeiro.

ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, chegou a justificar no início de dezembro que a necessidade de corte de gastos impediu a aquisição dos equipamentos necessários e o devido treinamento dos servidores da PF no prazo original. Ele também adiantou que haveria um adiamento de, ao menos, seis meses.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *