Documento permite que alimentos cultivados sem agrotóxicos sejam vendidos de forma direta ao consumidor e destinados a compras governamentais. Força-tarefa da Emater-DF estimulou a adesão de mais de 50 agricultores apenas neste ano
O número de produtores rurais do Distrito Federal certificados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a produção de alimentos orgânicos chegou a 301 neste ano. O marco foi alcançado graças ao projeto Certifica-DF, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), que incentiva o modelo de cultivo e a entrada dos empreendedores do campo em programas de compras governamentais.
“Na primeira compra terei 600 kg de limão orgânico para vender para o governo. Se não conseguir mandar tudo, posso vender como convencional. Estou muito animado, acho que vai ser ótimo para nossa renda”, diz o produtor rural Jovino Rodrigues Correia | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília
Para acelerar o processo, a Emater-DF promoveu uma força-tarefa de certificação em comunidades rurais, como os núcleos rurais Alexandre de Gusmão, em Brazlândia, e Pipiripau, em Planaltina, e a comunidade Três Conquistas, no Paranoá. As equipes de extensionistas auxiliaram os produtores no processo burocrático e apresentaram as modalidades de certificação do órgão federal.
A gerente do escritório local da Emater-DF em São Sebastião, Maíra Andrade, explica que a maioria dos produtores foram certificados na modalidade OCS (Organização de Controle Social), em que se juntam em grupos formalizados para atestar a qualidade da produção, com suporte institucional. “Com a declaração do Ministério da Agricultura, podem fazer venda direta para o consumidor, em feiras e para programas de compras públicas”, pontua.
Para obter o título, os agricultores seguem regras relacionadas ao cultivo. “As plantações devem ter um tempo sem utilização de fertilizante químico, sendo mais de seis meses dependendo da cultura, sem uso de adubo químico e agrotóxicos, entre outras práticas. A Emater-DF elabora um plano de manejo de todas as culturas que serão plantadas ao longo do ano e esse plano precisa ser renovado anualmente”, esclarece Andrade.
A modalidade de compras institucionais é a forma mais vantajosa de comercialização para os agricultores que possuem OCS, tendo em vista a garantia de preço estável e a priorização de produtores orgânicos devido a cotas definidas em lei. Os produtos orgânicos podem ser ofertados aos programas de Aquisição de Alimentos (PAA), Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e de Aquisição da Produção da Agricultura (PAPA). Conforme a legislação, 30% dos contratos devem ser supridos com alimentos orgânicos.
O produtor rural Jovino Rodrigues Correia, 67 anos, foi um dos 51 cidadãos que receberam a documentação neste ano. A propriedade dele no Assentamento Três Meninas tem plantações de berinjela, mamão, couve-manteiga e limão, que, até então, eram cultivadas como convencionais, ou seja, usando agrotóxicos. Com o certificado, ele mudou o modo de plantio e vai começar a entregar para o programa de aquisição escolar. “Na primeira compra terei 600 kg de limão orgânico para vender para o governo. Se não conseguir mandar tudo, posso vender como convencional. Estou muito animado, acho que vai ser ótimo para nossa renda”, comemorou.
O extensionista rural do escritório local do Paranoá, Marcelo Ruas, afirma que a transição agroecológica influencia na permanência da população no campo. “A mudança de cultivo do convencional para o orgânico agrega valor ao produto, aumentando a renda dos produtores e o interesse na atividade. E a Emater-DF oferece todo o apoio técnico necessário para o plantio, desde orientação sobre a escolha das culturas a cuidados na aplicação de produtos de controle de pragas”, completa
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Inscrições para a seleção estudantil da UnDF são prorrogadas até 25 de maio
As inscrições para o processo seletivo estudantil 2025 da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) foram prorrogadas até o dia 25 deste mês. Interessados em ingressar na universidade pública distrital devem fazer a inscrição exclusivamente pela internet. O novo cronograma da seleção está disponível no site da universidade. O edital do processo seletivo estudantil…
Museu de Arte de Brasília promove oficina de geometria para estudantes de Ceilândia
Nesta segunda-feira (19), o MAB Educativo, projeto do Museu de Arte de Brasília, recebeu 60 estudantes do 9º ano do Centro de Ensino Fundamental 14 de Ceilândia, para uma oficina de geometria inspirada nas obras de Athos Bulcão. O projeto, apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa…
Ministro garante segurança no consumo de frango e ovos no Brasil
Em meio à repercussão do caso de gripe aviária registrado em uma granja comercial no Rio Grande do Sul — o que levou a suspensão das vendas de produtos avícolas brasileiros para diversos países —, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (19/5) que o consumo de carne de frango e ovos no Brasil…
Deixe um comentário