youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

DF regista inflação de 0,93% em fevereiro de 2022, mostra Codeplan

By  |  0 Comments

No mês de fevereiro, a capital federal apontou alta de 0,93 no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A taxa indica uma aceleração do ritmo de crescimento dos preços quando comparado a janeiro, quando foi registrada uma inflação de 0,49%. Esse movimento já era esperado, uma vez que o mesmo comportamento vem sendo observado há dois anos (2020 e 2021). O percentual é o sétimo menor entre as regiões pesquisada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), empatada com Rio Branco (AC) e abaixo da média nacional (1,01%). 

A pressão inflacionária foi puxada pelo grupo de Educação, com variação de +5,61% o agrupamento acresceu 0,39 ponto percentual (p.p) ao índice geral do mês devido aos reajustes percebidos nos valores de matrículas em instituições de ensino superior (8,28% e 0,14 p.p.) e fundamental (6,69% e 0,10 p.p.). O grupo de Alimentação e Bebidas (1,32% e 0,22 p.p.) também contribuiu para a inflação de fevereiro, refletindo aumento de preços em Frutas (8,00% e 0,07 p.p.). 

O único grupo a registrar deflação foi o de Transportes, com queda de 0,19% que diminuiu em 0,05 p.p. o Índice mensal. A justificativa para o comportamento foi a não promoção de reajustes dos preços de combustíveis pela Petrobras. Com isso, a Gasolina, uma das maiores fontes de pressão inflacionária nos últimos meses, figurou como maior contribuição negativa (-0,08 p.p.) do período dado a sua variação de -0,87%. Além disso, a Passagem Aérea, cuja deflação foi de 4,47%, contribuiu para retirar 0,04 p.p. do índice geral. 

O pesquisador da Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Renato Coitinho, explica: “Apesar de a Gasolina ter apresentado, pelo terceiro mês consecutivo, deflação, ela ainda acumula uma alta de 29,67% entre março de 2021 e fevereiro de 2022. No entanto, essa trajetória de queda deve se reverter devido ao conflito armado envolvendo a Ucrânia a e Rússia, que repercute negativamente sobre a comercialização de petróleo no mercado mundial, com reajustes significantes nos preços dos combustíveis em março já anunciados pela Petrobras. Outro ponto que merece atenção é que, com o aumento no preço dos combustíveis, os custos de transporte devem crescer, encarecendo o fornecimento de outros bens e serviços. Assim, é possível que as projeções de retorno da inflação para o limite superior da meta, que deveria ocorrer ao final de 2022, sejam atrasadas”. 

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *