Inspeção na Papuda: Defensoria Pública pede apuração e providências às autoridades
A Defensoria Pública realizou na última segunda-feira (21) uma inspeção na Penitenciária do Distrito Federal (PDF II), parte do Complexo da Papuda, para verificar as condições sanitárias locais e ouvir os internos. A ação extraordinária veio depois da epidemia de doenças de pele e da divulgação na internet da paródia feita pelos agentes penitenciários do DF em formação. Os defensores pedem apuração e providências imediatas aos órgãos competentes.
A ação foi feita em conjunto pelos núcleos da Defensoria de Defesa de Direitos Humanos, de Saúde e de Execução Penal. Os defensores detectaram que, mesmo após os mutirões realizados para o tratamento das doenças de pele, muitos casos ainda são encontrados nas penitenciárias.
Os defensores também ouviram depoimentos dos presos sobre o comportamento dos agentes penitenciários que estão em curso de formação. Na última semana foi divulgado na internet a paródia “Dê Castigo”, da música “Despacito”, onde os agentes do curso hostilizam os internos. Diante dos relatos colhidos pelos defensores, o órgão cobrará das autoridades competentes uma apuração criteriosa dos fatos e tomará todas as medidas cabíveis para inibir práticas ofensivas aos direitos humanos.
Com informações da Defensoria Pública do DF.