O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (30/1) que, sem um esforço para defender a democracia, “a gente vai ter Estados autoritários mais do que Hitler e mais do que o fascismo”.
Para Lula, a democracia “está sendo derrotada” com o crescimento da extrema-direita, como ocorre nos Estados Unidos e na Europa.
“Vocês têm que saber de uma coisa: para mim a democracia é a coisa de maior relevância nesse instante na humanidade, não é no Brasil. Ou a gente mantém a democracia funcionando, ou a gente vai ter Estados autoritários mais do que Hitler e mais do que o fascismo”, declarou o presidente em entrevista coletiva no Palácio do Planalto.
Lula afirmou que vem dizendo aos trabalhadores que as conquistas ocorrem apenas em regimes democráticos, com direito a greve, a “xingar o governo”, fazer passeatas e outras formas de manifestação política.
“Jamais num regime autoritário um metalúrgico seria presidente da República. Jamais um índio seria presidente da Bolívia (Evo Morles). Ela permite uma aliança entre eu e o José Alencar. Entre eu e o (Geraldo) Alckmin. Quem imaginava que eu ia fazer uma aliança com o Alckmin? Eu fiz e sou agradecido pelos extraordinários serviços que ele está prestando ao país e ao meu governo”, disse ainda o presidente.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
GDF alerta: cartões de benefícios sociais não são enviados para a casa dos cidadãos
A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) alerta: os cartões de benefícios não são enviados às casas dos beneficiários. O Cartão Gás, o Cartão Prato Cheio e o DF Social somente podem ser retirados nas agências do Banco de Brasília (BRB), após o cidadão confirmar por meio do site GDF Social que ele foi contemplado.…
Mais de 80% dos profissionais da educação básica avaliam positivamente a proibição de celulares nas escolas
O ambiente escolar é um espaço privilegiado de construção coletiva, diálogo e escuta. Com base nesse princípio, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) divulgou um relatório com as percepções de professores, gestores e demais profissionais da educação básica sobre os impactos da Lei nº 15.100/2025, que proíbe o uso de celulares e aparelhos…
Quase 1,3 milhão de contribuintes do DF estão aptos a participar do sorteio do Nota Legal
O Programa Nota Legal, do Governo do Distrito Federal, já sorteou em 15 anos um pouco mais de R$ 42 milhões, beneficiando 147,7 mil contribuintes. Nesta quarta-feira (21) pode ser sua vez de garantir um dos 12,6 mil prêmios em dinheiro. No primeiro sorteio de 2025, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da…
Deixe um comentário