CLDF realiza sessão solene em homenagem aos 51 anos de Ceilândia
A pedido do deputado distrital Chico Vigilante (PT) a Escola Parque Anísio Teixeira, em Ceilândia Sul, foi palco de uma homenagem aos 51 anos da região administrativa. Por ser a maior cidade do Distrito Federal, Ceilândia recebeu neste ano devidas comemorações. Foram séries especiais em jornais, TVs e diversas atrações ao vivo em pontos culturais da cidade.
Uma dessa atrações foi a sessão solene coordenada Vigilante e que contou com a participação de diversas autoridades e membros da sociedade civil na realização de uma mesa de apresentações para discutir e falar sobre os problemas e conquistas de Ceilândia nos últimos anos.
“Em nome do nosso bloco quero saudar a que considero a mais importante cidade do Distrito Federal. A Ceilândia é muito maltratada pelo poder público. Tivemos ontem uma sessão muito bonita e emocionante, com a apresentação de orquestras de sanfoneiros que mostrou um pouco da sua importância”, disse Vigilante.
Ele lembra que a importância de Ceilândia se dá pelo fato de que a cidade desde sua origem foi muito hospitaleira. Segundo o distrital, essa característica de ser um lugar plural, dá a ela uma força que poucas cidades no DF possuem.
“Seus moradores são maranhenses, piauienses, paraibanos, norte rio-grandenses, mas também mineiros, goianos e pessoas do Sul do país. Porque a Ceilândia é assim: grande e acolhedora, motivo pelo qual merece nossa homenagem”, afirma.
No mesmo sentido pensa a deputado federal, Érika Kokay (PT-DF), que presente no evento, fez questão de ressaltar o papel que Ceilândia tem no cenário político do DF. Segundo ela, já é tido como certo, no meio político, que governador nenhum consegue chegar ao Palácio do Buriti se não tiver apoio do colégio eleitoral de Ceilândia.
“Ceilândia é o coração do Distrito Federal. Ela não é apenas a maior cidade, mas é a cidade que tem todas as expressões culturais. É a cidade do rap, do forró, é a cidade onde a gente vive a nossa brasilidade”, diz Kokay. “Eu diria que Ceilândia é um orgulho. É uma cidade que se construiu todos os dias e se construiu com a força. O que acontece no DF passa por Ceilândia.”
Administração
Ao falar com o TaguaCei, durante a sessão solene, o deputado distrital Fernando Fernandes, que na ocasião ainda era administrador de Ceilândia também parabenizou a cidade, que é seu berço eleitoral, e antecipou a informação de que ele retornaria ao cargo de distrital, passando assim a Administração Regional aos comandos de Cláudio Fernando.
“Meu carinho por Ceilândia não se explica. Eu volto agora ao cargo de deputado, mas meu trabalho pela cidade continua. Vamos fazer de tudo para aqui ser um lugar cada vez melhor”, disse Fernandes.
Sobre seu futuro político, Fernandes afirmou: “Vou concorrer à reeleição. Eu vou continuar filiado ao Pros e pretendo concorrer com ele no próximo pleito eleitoral.”
Potencialidades
Com 450 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ceilândia, como bem afirma o presidente da Associação Comercial de Ceilândia (ACIC), Clemilton Saraiva, que também prestigiou o evento.
Segundo Saraiva, Ceilândia já deixou de ser uma cidade dormitório há anos. Reflexo disse são os números citados por ele em que mostram que atualmente há na cidade 16 mil empresas, em caráter tradicional, registradas. E há também, aí sim, um número muito expressivo, que segundo ele, chega a 43 mil microempreendedores individual.
“Esses é que realmente fazem com que nós articulemos tudo isso. Eu sempre digo que Ceilândia hoje representa para o orçamento do DF em torno de 25% daquilo que é arrecadado na capital”, lembra.
Saraiva ainda pontua que, desse total de 450 mil habitantes, sendo que 185 mil deles trabalham e vivem em Ceilândia. Hoje, 49% da mão de obra oriunda de Ceilândia trabalha na própria cidade, e os outros 51%, afirma o presidente da ACIC, buscam emprego fora.
“Ceilândia hoje é a cidade que mais gera emprego e renda para a população. Ela é também a 34ª cidade do país em número de população. Posso afirmar que Ceilândia, hoje, é um celeiro de oportunidades. Cada um e cada uma nesse momento, procure olhar na sua esquina, no seu espaço, e busque empreender, porque é esse o caminho”, diz Saraiva.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber